As operadoras de celular parecem estar tentando compensar inconveniências com prêmios. Primeiro eram as propagandas no celular, que poderiam render minutos de ligação ou pacotes de torpedos. Agora, o telemarketing: você pode ganhar da Vivo uma camisa da Seleção, mas para isso precisa aceitar receber ligações da Vivo oferecendo produtos e serviços. Será que isso dá certo?

De acordo com o regulamento (pdf), a promoção "Chamada Premiada" funciona assim: os clientes pessoa física, pós e pré-pagos, que optaram por receber propaganda da Vivo — provavelmente na assinatura do contrato — têm chance de ganhar uma camisa da Seleção, cada vez que recebem uma ligação — qualquer ligação, não necessariamente telemarketing da operadora.

A Vivo recomenda que você sempre deixe o celular ligado e atenda a todas as ligações, mas isso não é exigido pelo regulamento — só aumenta as chances de ganhar o prêmio. A cada 3.000 ligações recebidas por celulares da Vivo, a operadora escolhe uma para ser premiada com a camiseta.

Se você for premiado, você recebe uma mensagem gravada do Pelé, dizendo que ganhou uma camisa da Seleção, entende, e você resgata o prêmio sem qualquer custo. Ou você pode não ganhar coisa alguma: são cerca de 167 mil camisetas, mas nem todo mundo que participa da promoção leva uma.

Consigo pensar em vários poréns desta iniciativa: se a bateria do seu celular acabar, você pode perder a ligação do Pelé e, ao que dá a entender regulamento, você pode ser desclassificado; se você trabalha ou estuda onde não se pode atender o celular, poderia ser desclassificado também.

Além disso, o opt-in de receber propaganda no celular pode não ter sido feito de forma transparente, na assinatura do contrato, e você pode estar participando da promoção sem saber. Ganhar uma camiseta pode ser legal, mas receber uma ligação do Pelé, do nada, pode ser um pouco medonho: eu, pego de surpresa, já tive que atender o Netinho no meio do dia. Tenho pesadelos até hoje.

Enfim! Ser sorteado parece fácil, mas ganhar de fato o prêmio, nem tanto. Isso me parece trabalho demais por uma camiseta. O que você acha? [Vivo]