O maior estudo sobre tráfego global na Internet, que analisou mais de 250 bilhões de gigabytes de dados, mostra como a rede mundial se concentrou nas mãos de poucos: cinco anos atrás, o tráfego se dividia entre milhares de redes; hoje, 150 redes controlam metade do tráfego online. Quem domina? Claro que é o Google, com 6% de todo o tráfego global. Mas além dessa obviedade, o estudo revela algumas informações interessantes.

A pesquisa da Arbor Networks mostra que 30 grandes empresas, além do Google — como a Microsoft e o Facebook — dominam 30% de todo o tráfego da internet. O Gizmodo estranhamente não aparece como um número inteiro.

Outro dado interessante: o tráfego P2P despencou nos últimos dois anos, indo de 40% do tráfego mundial em 2007 para apenas 18% em 2009. Isso porque o streaming — YouTube, Hulu, Netflix — substituiu em grande parte os torrents, principalmente nos EUA. (Eu mesmo só estou esperando um bom serviço de aluguel de filmes pela internet no Brasil pra parar de baixar torrents.) E o conteúdo em vídeo aumentou, e corresponde hoje a 10% do tráfego da internet.

O tráfego da web também aumentou, de 42% para 52% do tráfego total da internet. Vale lembrar que internet é a web mais o e-mail, FTP e outros protocolos — a web é uma parte da internet. E o Google vai virar a Skynet, mas isso você já sabia. [New York Times; imagem de Mykl Roventine]