Já contamos várias das novidades da versão Froyo do Android, mas ainda há muitas mais. O navegador web mais rápido do mundo, instalação de apps através do computador, streaming das suas músicas pela rede sem fio – até as propagandas nos apps ficaram mais legais. E quem participou da conferência Google I/O ganhou um presente de dar inveja.

Veja aqui as outras novidades do Android 2.2

Primeiro, o Google falou de velocidade, comparando um mesmo jogo rodando nas versões 2.1 e 2.2 lado a lado.

Depois, o navegador: agora ele usa o V8, engine de Javascript que traz velocidade de renderização de 2 a 3 vezes maior – eles dizem que o Froyo tem o navegador mais rápido do mundo. O navegador agora tem acesso à bússola e à câmera, provavelmente para tornar os webapps mais próximos de um app nativo.

  

Isso é legal: você pode instalar apps do Android Market direto do computador, e ele é automaticamente baixado e instalado no smartphone. (O Appbrain faz algo semelhante hoje, porém menos automático.) A sincronização vale para músicas também. E você ainda pode ouvir as músicas do seu computador no seu smartphone via streaming, sem instalar nenhum app a mais (desde que as músicas não tenham DRM).

    

As propagandas também vão receber um banho de loja, provavelmente em resposta à plataforma iAd da Apple, anunciada com o iPhone OS 4.0. Abaixo segue o exemplo do app da Weather.com: você clica na propaganda do filme e ela se expande, então você pode ver mais detalhes, clicar no link para comprar ingressos para o filme.

O reconhecimento de voz, presente desde a versão 2.0, foi acoplado ao Google Translate e pode repetir o que você fala, mas em outra língua. O próprio Google já disse que queria fazer algo nesse sentido, e uma tecnologia semelhante (porém mais complexa) foi demonstrada este ano pela Microsoft.

 

E mais novidades: uma ferramenta de relatório de bugs quando um app trava, e uma função de cloud-messaging para diminuir a barreira entre smartphone e computador. Por exemplo, você pode obter uma rota de partida e destino no Google Maps e enviar para o app do Gmaps no Android. Ou ler um artigo no computador e enviá-lo para o Android, para terminar de ler no celular.

Além de tudo isso, foram mencionadas as novidades que já comentamos antes: tethering e hotspot Wi-Fi direto da caixa, busca melhorada, apps no cartão de memória, atualização de todos os apps de uma vez só, e melhora no suporte a Enterprise Exchange.

    

A surpresa final foi algo de dar inveja: todos os presentes na apresentação do Android 2.2 ganharam um HTC Evo, aquele celular 4G fenomenal que pode ser o melhor smartphone disponível hoje. Ele ainda não está com Android 2.2, mas vai receber a atualização em alguns meses.

Veja aqui as outras novidades do Android 2.2

É isso! A próxima versão do Android está abarrotada de novidades, estamos ansiosos para brincar com ela em breve.