Blogs da Gawker Media veicularam propagandas com malware e infectaram parte de seus leitores. Anúncios falsos da Suzuki travavam navegadores e instalavam spyware nos computadores de visitantes de sites do grupo (Gawker, Deadspin, Kotaku, Jezebel, io9, Jalopnik, Gizmodo e Lifehacker).

Aparentemente a Gawker foi vítima de um golpe bem articulado. A empresa foi procurada por scammers que fingiam ser representantes da agência Spark Communications interessados em veicular anúncios da Suzuki. Eles tinham e-mails com o endereço @spark-smg.com em vez do oficial @sparksmg.com e usavam jargões comuns da área, demonstrando ter certo conhecimento sobre publicidade online, conta um funcionário da Gawker, que admite: “Quanto a distribuidores de malware, esse cara é facilmente um dos mais convincentes que eu já vi”.

Mais detalhes, incluindo a troca de e-mails entre a Gawker e os scammers, podem ser lidos no Business Insider. Brian Lam, diretor editorial do Gizmodo US, recomenda procurar o arquivo "qegasysguard.exe" caso você seja vítima de popups aleatórios. [The Business Insider, Gizmodo]