_Aplicativos

Mandic ataca novamente: Mandic magiC salva e encontra senhas de Wi-Fi no iPhone

Os novinhos do Giz talvez não reconheçam o nome de cara, mas Aleksandar Mandic é figurinha fácil dos primórdios da Internet no Brasil. Depois de BBS, provedor de acesso e sistema de email, ele ataca novamente, desta vez com um app descobridor de senhas de Wi-Fi. Mandic, ex-funcionário da Siemens, ganhou notoriedade por ter criado um […]

Mandic segurando dois iPhones.

Os novinhos do Giz talvez não reconheçam o nome de cara, mas Aleksandar Mandic é figurinha fácil dos primórdios da Internet no Brasil. Depois de BBS, provedor de acesso e sistema de email, ele ataca novamente, desta vez com um app descobridor de senhas de Wi-Fi.

Mandic, ex-funcionário da Siemens, ganhou notoriedade por ter criado um BBS no longínquo ano de 1990. Inicialmente destinado a resolver problemas de comunicação na empresa onde trabalhava, a capacidade ociosa do sistema fez com que Mandic o abrisse para assinaturas, começando ali um pequeno império.

Hoje, afastado do comando da empresa que fundou e leva seu nome, ele aproveita o tempo livre para fazer o que sabe: resolver seus problemas ajudando uma galera enorme com a solução. No caso, com a ajuda de Eduardo Mauro, Mandic criou o Mandic magiC, um app por ora exclusivo para iOS que permite cadastrar e consultar senhas de hotspots Wi-Fi, inclusive podendo salvar as credenciais de uma região para consulta offline. O banco de dados do app já conta com mais de 40 mil senhas.

À Folha, Mandic descreveu rapidamente seu processo criativo: “A ideia surgiu de um problema que eu tinha. (…) Agora, quando viajo, baixo todas as senhas de wi-fi daquela cidade para consultar off-line.” O app parece ser bastante simples e, inicialmente, não traz retorno financeiro de qualquer espécie. Mas Mandic, experiente nessa área, não descarta essa ideia para o futuro, caso o app ganhe tração. “(…) é possível ganhar dinheiro com qualquer coisa, até com lixo. A questão é volume: se você tem uma lata de lixo ou um aterro sanitário.”

O Mandic magiC, escrito engraçado assim mesmo, está disponível gratuitamente na App Store. [Folha. Foto: Victor Moriyama/Folhapress]

Sair da versão mobile