Não ajuste o seu monitor: Marte não recebeu uma pintura com todas as cores do arco-íris. Na verdade, esta imagem mostra o relevo do planeta através de cores, destacando os pontos altos e baixos da região Ismeniae Fossae.

Na imagem, as cores branco e vermelho mostram os terrenos mais altos, enquanto azul e roxo mostram as mais profundas. Ela foi feita pela Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) da sonda Mars Express, comandada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Nela, você pode admirar o vale com 2 km de largura, esculpido por geleiras antigas e por fluxos ricos em gelo. Notou os diversos círculos quase perfeitos na imagem? A ESA explica o que eles são:

Estas podem ser ou crateras de impacto secundário, formadas por detritos arremessados ​​quando se formam outras crateras maiores; ou buracos criados pela sublimação do gelo subterrâneo [ele vira vapor d’água sem passar pelo estado líquido].

Caso as cores da imagem acima sejam demais para você, abaixo segue a mesma foto em cores reais. Viu, Marte ainda é vermelho-ferrugem! [ESA]

mars color (2)