Já existe uma série de superfícies super-hidrofóbicas, mas nenhuma tão incrível quanto este novo material que – de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature – repele a água além “do que se pensava ser possível”.

Como você pode ver na animação acima, a água salta completamente da superfície o mais rápido possível, não deixando nada para trás.

O método é bastante esperto. Normalmente, os cientistas procuram reduzir a superfície de contato do material, para que a água deslize sem grudar nele. Aqui, no entanto, os pesquisadores alteraram a textura do material para mudar o comportamento das gotas de água.

Basicamente, o formato da superfície redistribui a massa da água, “reduzindo o tempo total de contato entre a gota e superfície”. É por isso que ela permanece seca.

Seus inventores dizem que o material é inspirado por folhas de lótus e asas de borboleta, que são as superfícies repelentes de água mais eficientes do planeta – muito mais do que qualquer material artificial até agora. [Nature]