Levou um tempo até que os apps chegassem a esse nível, mas estamos em um ponto onde o iPad tem uma seleção de apps praticamente tão boa quanto a do iPhone. O que significa que nunca foi tão difícil quanto agora encontrar os que valem realmente a pena. Deixe-nos economizar um tempo para você com esta coleção dos melhores apps para iPad.

O Lifehacker Pack é um registro anual dos nossos aplicativos favoritos, que você deve ter nas plataformas que você mais gosta. Se você está curioso para ver como as coisas mudaram, aqui está o pacote do ano passado, ou então dê uma olhada na seleção deste ano para iPhone. Esta lista foca especificamente em apps que brilham muito no iPad, então nenhum app mais ou menos ou que só fica legal no iPhone está aqui.


Produtividade

Mailbox ou Evomail

Mailbox ou Evomail

Quando o assunto é email, você tem um bilhão de opções no iPhone, mas as coisas ficam relativamente limitadas no iPad. A melhor opção depende, de verdade, do que você precisa. Para uma abordagem renovada para lidar com as mensagens, nós gostamos do Mailbox: a versão para iPad é bem feita. Se uma abordagem mais tradicional ao email é mais a sua cara, então a dica é o Evomail, que mantém tudo bem simples. O Evomail não é perfeito, mas é de graça e vale uma olhada.

Download: Mailbox ou Evomail


Feedly ou Newsify

Feedly

Ler feeds RSS no iPad é ótimo, e é uma ótima forma de usar seu iPad para terminar suas leituras pendentes. Para este fim, gostamos muito do Feedly como leitor de RSS se você estiver usando o Feedly, agora que o Google Reader bateu as botas. Com ele, você pode facilmente navegar pelos seus feeds, marcar favoritos e fazer tudo o que é possível na versão desktop. Outra boa pedida, também gratuita e que sincroniza com o Feedly é o Newsify. O grande apelo dele é a interface: simples, direta e elegante, tem um esquema de navegação por gestos bem eficiente e fácil de assimilar.

Download: Feedly ou Newsify


Instapaper, Pocket ou Readability

Instapaper, Pocket ou Readability

Serviços do tipo “read it later” são ótimos no computador, mas é no iPad que eles realmente se destacam. Salve artigos em qualquer lugar onde você os encontre e ganhe acesso a eles no seu smartphone para lê-los quando tiver um tempinho sobrando. Cada um desses três tem suas vantagens e desvantanges, mas todos são excelentes e com apresentações fantásticas no iPad. Então, escolha um e corra para o abraço.

Download: Instapaper, Pocket ou Readability


Drafts

Drafts

Adoramos o Drafts como app para tomar notas porque ele consegue conciliar simplicidade com uma tonelada de recursos poderosos. O Drafts opera como um hub central para todas as suas notas em texto, e trabalha com basicamente qualquer serviço relacionado a isso. Por exemplo, se você é fã do Simplenote, pode usar o Drafts para escrever uma nota rápida e enviá-la ao Simplenote direto. Prefere o Evernote? O Drafts consegue exportar instantaneamente para lá também. O Drafts é um app para captura rápida de notas e ideias, e é incrivelmente bom em ambas as situações. Ele também sincroniza entre dispositivos, então tudo o que você fizer no iPad aparecerá também no iPhone.

Download: Drafts


Wunderlist

Wunderlist

Como apps de email, você tem um bilhão de opções para listas de tarefa no iPhone, mas quando se chega ao iPad as coisas ficam um pouquinho mais limitadas. Dito isso, somos grandes fãs do Wunderlist, e ele é ótimo no iPad. A versão para o tablet da Apple é fácil de usar e o fica ótima em 9,7 polegadas.

Download: Wunderlist


Paper ou Penultimate

Paper ou Penultimate

O iPad é um incrível (embora caro) bloco de anotações, e dependendo do que você estiver procurando existem algumas boas opções. Como um caderno de rascunhos, o Paper é uma fantástica opção que faz mesmo o pior artista parecer alguém digno de nota com suas opções de pincéis, interface fácil de entender e polida, e paletas de cores baixáveis. Se fazer anotações em texto é mais a sua área, o Penultimate é uma das melhores opções disponíveis. Com ele, você cria todos os tipos de cadernos para várias coisas e eles todos se conectam ao Evernote para facilitar o compartilhamento e garantir um backup. Se se decidir por ele mesmo, talvez valha a pena considerar a compra de uma boa stylus também.

Download: Paper ou Penultimate


Air Display

Air Display

Se você quer espelhar a tela do seu computador no iPad, uma enorme quantidade de opções que varia em qualidade. Dessas, o que nos apresentou melhor consistência foi o Air Display. Com ele, você configura seu iPad como uma segunda tela, e ganha mais espaço em um dispositivo que provavelmente já fica do seu lado, na área de trabalho.

Download: Air Display


Week Calendar HD

Week Calendar HD

Por um bom tempo, o Weekend Calendar foi o nosso app de agenda favorito para iPhone, e embora no smartphone ele tenha sido substituído pelo Fantastical, a versão HD ainda é a nossa escolha no iPad. Como quase todos os seus concorrentes, ele te dá um monte de opções de visualizações dos seus compromissos, e torna incrivelmente fácil movimentar-se pelo app para conseguir o que se deseja.

Download: Week Calendar HD


Internet/Comunicação

Chrome

Chrome

Navegadores de terceiros no iOS têm uma má reputação porque a Apple os limita a serem rápidos como o Safari, mas isso não significa que o Chrome seja só desvantagem. Na verdade, se você usa o Chrome no desktop ou notebook, só os recursos de sincronização já o torna um espetacular substituto para o Safari. O Chrome vem com um punhado de outros recursos legais, como um modo de visualização desktop, um robusto modo anônimo, abas fáceis de gerenciar e miniaturas dos sites mais acessados para facilitar a vida do usuário. Se ainda assim ele não lhe chamar a atenção, outros navegadores alternativos para iPad podem merecer sua atenção.

Download: Chrome


Facebook

Facebook

O app oficial do Facebook faz um bom trabalho em oferecer uma experiência móvel bacana, mas ele tem um visual especialmente bom no iPad. Com fotos grandes, dá uma boa visão de tudo e vem recheado de recursos. Se você tem um iPad e um perfil no Facebook, vale a pena ter este app instalado.

Download: Facebook


Tweetbot para iPad

Tweetbot para iPad

O Tweetbot é nosso cliente de Twitter favorito no iPhone porque ele consegue oferecer um zilhão de funções sem afogar o usuário nelas. A versão para iPad é tão boa quanto, e se apresenta muito bem na tela maior. O Tweetbot também tem seu próprio conjunto de recursos para navegação, uma interface poderosa que permite ao usuário controlar sua experiência no Twitter, e várias, várias outras opções.

Download: Tweetbot para iPad


Google Hangouts ou Skype

Google Hangouts ou Skype

O Skype há muito é sinônimo de vídeo chamadas, mas o novo Hangouts do Google chegou e merece a sua atenção. O motivo é simples: praticamente todo mundo já tem uma conta no Google, e isso justifica o uso do Hangouts. A versão para iPad é bem adaptada à tela grande e o espaço extra para vídeo chamadas as tornam muito melhores que na contraparte no iPhone. Com ele, você pode fazer vídeo chamadas na hora, e sem custo algum. O Skype ainda é uma ótima para VoIP, e é bastante difundido também. Ambos funcionam bem para vídeo, então escolha o que tem mais amigos/contatos.

Download: Google Hangouts ou Skype


Imo Instant

Imo Instant Messenger para iPad
Messenger para iPad

Hoje existem toneladas de opções de mensageiros instantâneos para o iPad. O que torna o Imo úti é o fato de ele suportar a maioria dessas opções. Com ele, você pode bater papo com amigos do Facebook, Google Talk, MSN, AIM, Steam e outras plataformas. Embora ele dê suporte a vários clientes diferentes, o Imo ainda assim é fácil de usar. Se você gosta ou precisa de um bate-papo, o Imo é a melhor escolha no iPad.

Download: Imo Instant Messenger para iPad


Dropbox

Utilitários

Dropbox

O Dropbox já é um fantástico serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, mas o que o diferencia da competição é seu app móvel. Embora ele em si não seja nada mais que um gerenciador de arquivos, hoje você pode enviar instantaneamente fotos tiradas para o servço, editar arquivos e compartilhar facilmente qualquer coisa com sua conta no Dropbox através de uma ampla variedade de apps. O visualizador de arquivos PDF é fantástico no iPad. No geral, é um app muito útil, digno de se ter instalado.

Download: Dropbox


Actions para iPad

Actions para iPad

O Actions transforma o seu iPad em uma máquina de atalhos. Com ele, você pode criar botões no iPad que funcionam como gatilho para desencadear eventos no computador. Pense nele como uma extensão do teclado do seu PC e você estará no caminho certo para compreendê-lo. O app é muito versátil e você pode personalizar todos os tipos de ações, de expansores de texto a atalhos no teclado.

Download: Actions para iPad


Ebooks, música, fotos e vídeo

iBooks ou Kindle

iBooks ou Kindle

É realmente difícil diferenciar os ereaders para iPad porque eles são, de fato, muito similares. Todos eles permitem ler ebooks no celular, e a maioria está atrelada a uma conta na loja que os oferecem. Dessa forma, se você já usa o iBooks em outro dispositivo, ele é sua opção lógica. O mesmo vale para o Kindle, ou para a Livraria Cultura. Escolha o app de ebooks que melhor funciona para você.

Download: iBooks ou Kindle


Flipboard

Flipboard

O iPad é um dispositivo para leitura fantástico, e se você quiser uma boa coleção de tudo que está na web, o Flipboard é uma das melhores opções. Ele não só permite que você navegue e leia artigos por categoria, como também que você se inscreva (ou crie a sua) revista baseada em tópicos de interesse. O resultado é uma experiência de leitura altamente personalizada que funciona incrivelmente bem no iPad.

Download: Flipboard


Plex

Plex

O Plex transforma seu iPad em um lugar onde você pode facilmente exibir seu conteúdo multimídia direto do computador. Trabalhando em conjunto com o app para desktop, o Plex permite que você faça streaming dos vídeos praticamente em qualquer lugar. A melhor parte é a habilidade de assistir a algo em casa e, então, continuar exatamente de onde você tinha parado no seu dispositivo móvel.

Download: Plex


Downcast

Downcast

Ouvir podcasts no iPad é uma maneira bacana de passar o tempo, mas o app oficial da Apple para isso não é tão bom. Somos grandes fãs do Downcast, porque uma vez que você o configura, ele automatiza praticamente tudo para você. Ele baixa os podcasts diretamente pelo app, funciona via Wi-Fi ou conexão móvel, e pode também fazer streaming em vez de armazenar os arquivos localmente. É um poderoso app de podcasts um tanto mais útil que os demais disponíveis.

Download: Downcast


Netflix

Netflix

Se você quer assistir a filmes e séries em seu iPad, existem algumas opções. No Brasil esse número é bastante reduzido e, dentre os que sobram, o Netflix é a melhor pedida. Embora o acervo não seja gigantesco, há boas pérolas ali e as recentes séries exclusivas, como House of Cards, Orange is the New Black e Arrested Development são incentivos extras para dar uma conferida no serviço.

Download: Netflix