Apps para ajudar pessoas com deficiência visual, tomar notas e aprender idiomas. Confira nossas sugestões desta semana de apps para dispositivos Android.

Be My Eyes


Há algumas semanas falamos do Be My Eyes nas dicas de aplicativos para iOS e finalmente ele chegou ao Android. É uma iniciativa para ajudar pessoas com deficiência visual: você o instala e, uma hora ou outra, alguma pessoa com deficiência visual pode te fazer uma chamada em vídeo para que a ajude com algo. Pode ser para indicar a cor de uma roupa, mostrar qual é o remédio que ela deve tomar, enfim, infinitas possibilidades. Nas configurações do aplicativo, você adiciona os idiomas que você fala, então dá para ajudar pessoas de várias partes do mundo (inclusive brasileiros). Segundo o site oficial do app, 38 mil pessoas cegas estão cadastradas e já foram ajudadas mais do que 250 mil vezes.

Download: Be My Eyes (grátis)

divisoriagizmodo

notin


O notin é um aplicativo para quem não quer perder tempo na hora de tomar notas. Ele fica permanentemente na barra de notificações: você desliza para baixo, escreve e coloca ali o seu texto. O conteúdo fica salvo como uma notificação também. Pode ser útil para salvar um número de telefone que você precisará para daqui alguns minutos, por exemplo. Ou para não esquecer de realizar alguma tarefa.

Download: notin (grátis)

divisoriagizmodo

Mondly VR


Este é um aplicativo para aprender idiomas utilizando realidade virtual. Ele conta com uma série de situações pré-programadas, em diferentes países. O que você faz é tentar se comunicar efetivamente no idioma daquele local. São 30 línguas diferentes, incluindo português, espanhol, francês, alemão, inglês chinês, japonês, entre outros.

Download: Mondly VR (grátis)

divisoriagizmodo

Atom Visualizer


O Atom Visualizer utiliza a plataforma ARCore do Google para testar as possibilidades de realidade aumentada no Android. Ele exibe representações virtuais de diferentes átomos no mundo real, por meio da tela do celular.

Download: Atom Visualizer (grátis)

divisoriagizmodo

DirectChat


Se você quer reunir todas as suas conversas em um lugar só e gosta do estilo do Messenger do Facebook, dê uma olhada no DirectChat. Ele mostra as conversas naquelas bolinhas flutuantes e integra todos os apps: WhatsApp, Hangouts, Allo, entre outros. O app conta ainda com uma série de opções de customização, modo Não Perturbe, lista de bloqueio, entre outros.

Download: DirectChat (grátis)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!