Muitos apps e jogos para Android esta semana. Dois dos mais interessantes, Earbits Radio e AirDroid 2, são exclusivos para o Android, o último devido à alardeada liberdade que só o sistema do Google dá. Homem de Ferro 2, joguinhos casuais e apps úteis. Confira o melhor da semana para Android.

Earbits Radio

Earbits Radio (grátis): Música independente selecionada manualmente por gente que entende e gosta da coisa. A proposta deste app é ser uma rádio para coisas que estão fora do circuito, músicas que a grande mídia ainda não descobriu, pequenas joias que ainda não foram garimpadas. O Earbits Radio ainda vasculha as músicas que você tem guardadas no smartphone para recomendar novos cantores parecidos. Sem anúncios, sem comerciais, sem limitações. Qual a mágica? Uma espécie de moeda social chamada Groovies e que troca a publicidade que o usuário faz dessas bandas em redes sociais por créditos a serem usados dentro da plataforma.


Yahoo! Mail (grátis): Para quem reclama da escassez de apps otimizados para tablets Android, eis uma boa surpresa vinda da Yahoo! O Yahoo! Mail foi reformulado, agora traz um interessante modo tela cheia e ferramentas de gerenciamento de mensagens em lote bem úteis. O app é o mesmo do smartphone, mas as mudanças só estarão visíveis se você usá-lo em um tablet.


AirDroid

AirDroid 2 (grátis): Um dos apps mais legais do Android ficou ainda mais poderoso. A nova versão do AirDroid removeu várias limitações da original, como estar com o app aberto e na mesma rede Wi-Fi para que a conexão seja estabelecida. Agora ele funciona de qualquer lugar, o que lhe confere o poder de atuar também como um “Find My Phone”, ativar a câmera e fazer ligações fora do alcance do smartphone.


RE-VOLT Classic (US$ 4,49): Das profundezas da sua memória, olha só quem voltou! RE-VOLT é um jogo de carros, mas de carros de brinquedo, controlados remotamente. As pistas são em tamanho real, então prepare-se para rampar o meio-fio e invadir o gramado do vizinho. São 14 pistas, 42 carros e um ranking global. Ah sim: e nostalgia, muita nostalgia.


Swype (US$ 0,99): Até agora, você só usava o Swype se ele viesse pré-instalado em seu aparelho ou encarasse o nada amigável processo de download e registro da versão beta. Mas isso é passado, e daqui para frente, com a versão final, basta instalá-lo diretamente do Google Play. O Swype permite digitar arrastando o dedo, coisa que o Android só adotou a partir da versão 4.2. Ele tem um dicionário inteligente que tenta adivinhar o que você quer digitar e aprende contigo — seu dicionário particular é salvo e sincronizado na nuvem. Para quem sofre com o teclado padrão do Android nas versões pré-Jelly Bean ou com alguma personalização de fabricante, é uma boa pedida.


Indigo

Indigo (grátis): Um assistente pessoal que fala, executa ações comandadas pela voz e aprende contigo. O Indigo é meio que a Siri de todo o resto — além do Android, ele também está disponível para Windows Phone. O mais legal dele, além de aprender com o uso rotineiro, é que ele é realmente multiplataforma: começar uma “conversa” com o app em um dispositivo não o prende a ele; dá para acessá-lo de outro, vinculado à mesma conta, e continuar a sessão de comandos.


Kindle

Kindle (grátis): Este app não é exatamente novo, mas o Kindle, da Amazon, ganhou uma grande reformulação em sua quarta versão. A área que abriga os seus livros e documentos ficou de cara nova, a pesquisa agora pode ser restrita apenas ao conteúdo local ou abraçar o que está apenas na nuvem, e os últimos itens acessados passam a ser exibidos em um carrossel, como nos Kindle Fire.


Homem de Ferro 3 (grátis): O novo filme do Homem de Ferro estreou ontem e, para entrar no clima, a Gameloft já lançou um jogo baseado no longa — e de graça, veja só. O jogo é um endless run a la Temple Run com muitos tiros e gráficos de babar, e além de destruir os inimigos, incluindo vilões como Dínamo Vermelho, você pode montar a sua própria armadura. Só tome cuidado na hora do download, já que o arquivo é bem grandinho.


GoComics

GoComics (grátis): Dilbert, Garfield, Snoopy, Calvin e Haroldo… são algumas das tirinhas que, com o GoComics, tornam-se disponíveis no seu celular — e de graça! O app parece bem simples, mas completo o suficiente para fazer o que se propõe. Dá para marcar suas tirinhas favoritas e compartilhá-las com os amigos facilmente. As tirinhas estão em inglês e espanhol.