O interminável ano de 2016 aparentemente está chegando ao fim. Para entrar no ritmo das retrospectivas, resolvemos falar também dos apps que cada um dos jornalistas do Gizmodo Brasil mais usaram. Abaixo, vai a seleção do Guilherme Tagiaroli:

Os melhores apps que usamos durante o ano de 2016 (parte 1)

Office Lens

officelens

O app de escaneamento da Microsoft foi um dos que mais usei neste ano. Por diversas vezes, precisei escanear comprovantes de pagamento ou mesmo boletos durante o ano, e a solução móvel da empresa é uma das mais fáceis.

Por mais que o app tenha uma boa ferramenta que detecta automaticamente a área do documento, vez ou outra eu precisava colocar umas folhas brancas por baixo do que eu queria captar. Isso era mais para facilitar o corte da área em superfícies de mesas coloridas.

Download: Office Lens (grátis) para iOS, Android e Windows 10

divisoriagizmodo

Moovit

moovit-ios

Para quem usa transporte público em São Paulo, é uma das melhores opções. Pessoalmente, a função que mais uso do app é a que mostra uma espécie de lista com o horário que determinado ônibus vai passar no ponto próximo de casa. Outro recurso legal do app é o de alertas de linhas, que traz informações sobre alterações ou interrupção de itinerários.

Download: Moovit (grátis) para iOS e Android

divisoriagizmodo

Overcast: Podcast Player

overcast

Por algum motivo que ainda não sei (talvez o tempo livre no transporte público), voltei a ouvir podcasts em 2016. Após pesquisar algumas opções, acabei ficando fiel ao competente Overcast.

Exclusivo para iOS, o app conta com uma poderosa ferramenta de busca, porém o grande destaque é o recurso Voice Boost. Como o nome sugere, ele aumenta o volume da voz, o que ajuda bastante na audição de episódios no transporte público.

Durante o ano, gostei especificamente de ouvir “Serial” (uma investigação sobre um rapaz que foi condenado à morte nos EUA em circunstâncias bem esquisitas), “Tomorrow with Joshua Topolsky” (um podcast sobre amenidades apresentado por Joshua Topolsky, que é cofundador do The Verge) e “Popcast” (o podcast de música pop do The New York Times).

Download: Overcast (grátis) para iOS

divisoriagizmodo

Yahoo Aviate Launcher

O Yahoo não teve exatamente um ano bom. Porém, o launcher da empresa continua para mim um dos melhores. Todas as vezes que precisei testar algum smartphone Android, uma das primeiras coisas que fazia era instalar este app (as exceções são os aparelhos quase puros da linha Moto).

O bacana do Aviate é que ele deixa a tela inicial simples —com possibilidade de colocar poucos apps. Nas outras telas, ele organiza apps por temas e por ordem alfabética. Há ainda uma tela que é uma espécie de dashboard, com informações de previsão do tempo (quando se tem o Yahoo Tempo instalado) e sugestões de papéis de parede com belas fotos do Flickr.

Download: Yahoo Aviate Launcher (grátis) para Android 

divisoriagizmodoMicrosoft Outlook

outlook

Após um bom tempo usando o app do Gmail, usar o Microsoft Outlook em minha conta de e-mail profissional foi uma grata surpresa. Em um dia, recebo facilmente uns 300 e-mails. Com a caixa prioritária, consigo ver apenas os e-mails que foram enviados diretamente a mim. No item “outros”, ficam geralmente mensagens disparadas com o uso de ferramentas de envio de e-mails em massa – portanto, coisas menos importantes.

Outro item interessante é o recurso de calendário, que teve funcionalidades incorporadas do app Sunrise, que a Microsoft comprou e depois desativou. Na prática, isso quer dizer que no calendário do Outlook você já tem todos os feriados do ano, sem contar que ele já adiciona e cria notificações para reuniões.

Download: Microsoft Outlook (grátis) para iOS, Android e Windows 10