Semana excelente para quem tem um Windows Phone ou está pensando em comprar um. Vários apps estão para chegar em breve para a plataforma, como os clientes oficiais do Instagram e Vine, entre outros anunciados no Nokia World — alguns já começam a dar as caras, como é o caso do CamScanner. Além disso, os últimos dias foram bem movimentada em termos de lançamentos e atualizações. Confira nossa lista:

Angry Birds

Angry Birds (grátis): a Rovio não disse nada oficialmente, mas diversos jogos da empresa estão de graça na Windows Phone Store. Na loja brasileira, são: Angry Birds original, Angry Birds Rio, Angry Birds Seasons, Angry Birds Space, Angry Birds Star Wars e Angry Birds Star Wars II. Eles estão de graça para Windows Phone 8. Aproveite antes que acabe!

Para Windows Phone 7.x, esta é a lista dos jogos gratuitos: Angry Birds RioAngry Birds Space e Angry Birds Star Wars; os outros seguem custando R$ 1,99. (Valeu, Renato!)


Cut-the-Rope

Cut the Rope (grátis): este jogo dispensa apresentações, certo? A novidade aqui é que ele está saindo de graça na loja brasileira. Na loja americana, o Cut the Rope Experiments também está gratuito. (Valeu, Daniel!)


camscanner

CamScanner (grátis): Um dos apps anunciados na Nokia World, o CamScanner, já famoso no Android e no iOS, chegou ao Windows Phone. Como você pode deduzir pelo nome, ele transforma a câmera do seu smartphone num scanner. Fotografe o documento, corrija a perspectiva, ajuste o contraste e as cores e pronto, você tem um PDF, sem nem precisar ligar o scanner a um PC. Ele também tem suporte ao SkyDrive e um gerenciador de documentos para facilitar sua vida. Apenas para Windows Phone 8.


sophielenshd

SophieLens HD (grátis): O SophieLens já era um dos melhores apps de fotografia para o Windows Phone. Agora, a versão pro se chama HD e oferece suporte aos Lumia com telas maiores — sem contar que o aplicativo está disponível gratuitamente por tempo limitado. Tire fotos, adicione efeitos, localizações com o Here e informações da Wikipédia. Apenas para Windows Phone 8.


line

Line (grátis): O Line é um app de mensagens, tal como o WhatsApp e tantos outros. A versão 3.0 chegou ao Windows Phone e traz como principal novidade o suporte a ligações de voz (que, entretanto, está disponível apenas na versão para Windows Phone 8.) Além disso, há correções de bugs e melhorias de performance. Para Windows Phone 7.x (sem chamadas de voz) e Windows Phone 8.


viewr

Viewr (grátis): O Flickr tem seu app oficial para Windows Phone, mas se, por algum motivo, você não está satisfeito com ele, vale a pena conferir o Viewr. Ele é um cliente completo para o Flickr: você pode ver fotos –e, como bom amante de fotografia, os dados EXIF delas– e também fazer upload direto do seu smartphone. Apenas para Windows Phone 8.


mediabrowser

Media Browser (R$ 7,99): Se você ainda tem muitas séries/filmes/músicas no PC e gostaria de acessar esses arquivos em qualquer lugar, o Media Browser é para você. Com ele, você consegue acessar um servidor previamente configurado (baixe o programa aqui). Ele ainda tem outras funções interessantes, como usar o smartphone como controle remoto para o player do PC, o Media Browser Classic. Para Windows Phone 7.x e 8.


lockmapper

LockMapper (grátis): Se você não conhece direito o lugar onde está e quer ter um guia rápido para não se perder, o LockMapper pode ser uma boa solução. Como o próprio nome diz, ele coloca um mapa baseado na sua localização na sua tela de bloqueio, para você nem ao menos precisar desbloquear o smartphone para checar se a rua da padaria perto do seu novo trabalho é essa ou a próxima ou aquela que você passou. Apenas para Windows Phone 8.


tunein

TuneIn Radio (grátis): Quando você fala em rádio pela internet, o TuneIn Radio é a grande referência nos smartphones. A versão 3.0 resolve uma antiga questão no Windows Phone: antes, o app estava restrito aos aparelhos com 1GB de RAM; agora, ele funciona nos com 512MB também. Além disso, a interface ganhou um belo redesign. Apenas para Windows Phone 8.

Faltou alguma coisa? Deixe sua dica nos comentários!