A grande novidade da semana no Windows Phone foi a separação do hub Music + Video: agora, o Xbox Music e o Xbox Video têm vidas separadas. Além disso, o 500px, serviço de fotografia que só estava disponível através de apps de terceiros, foi lançado oficialmente. Veja estes e outros destaques na nossa lista:

[youtube _uHl6SBf2JA]
Kirik Settings (R$3,99): Muita gente sente falta de um atalho para configurações no Windows Phone. O Kirik Settings tenta resolver isso de um jeito, digamos, criativo: colocando um atalho no dock de música. Aperte o botão de volume e o atalho aparece onde costumam ficar as informações sobre o que você está ouvindo. O app não é perfeito –ele desliga quando você coloca alguma música para tocar e precisa ser religado manualmente depois– mas pode servir para quem quer um atalho prático. Para Windows Phone 7.x e 8.


500px
500px (grátis): O 500px é um site de compartilhamento de fotos (parecido com o Flickr, mas nem tanto). O app oficial do serviço chegou nessa semana para o Windows Phone. É um app muito bonito e completo, com todas as funções disponíveis no site, como fazer marcações nas imagens e ver dados EXIF. Apenas para Windows Phone 8.


xboxmusic

xboxvideo
Xbox Music (grátis): e Xbox Video (grátis): A Microsoft separou o Music e o Video, que vinham juntos em um só hub. O resultado foi bom para ambos: agora o Music é mais focado na nuvem, através do Xbox Music Pass, e tem suporte às funções de rádio e playlists do serviço; já no Video, finalmente dá para comprar e alugar filmes da loja. Apenas para Windows Phone 8.


cal
Cal (R$3,99): A agenda padrão do Windows Phone é bem competente, mas, se você quer algum app mais bonito e minimalista, tente o Cal. Ele tem suporte a agendas do Outlook e do Google, além de aniversários e eventos do Facebook, e um visual bem trabalhado, com algumas opções visuais interessantes, como trocar a cor e a imagem de fundo das suas entradas na agenda. Apenas para Windows Phone 8.


blink
BLINK (grátis): O BLINK é um app que tira várias fotos sequenciais em baixa resolução. A versão 2.2 traz boas melhorias, como estabilização melhorada, foco automático em rostos e opção de criar GIFs e exportá-los para o SkyDrive. Apenas para Windows Phone 8.

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!