Equipamentos de controle de movimento capazes de recriar suaves locomoções da câmera por controle remote costumam custar dezenas de milhares de dólares e exigem operadores treinados e montagens complicadas. Mas o novo SurfaceONE da Edelkrone custa apenas U$ 690 e, aparentemente, pode ser configurado em poucos minutos usando um aplicativo de smartphone como controle remoto.

Os equipamentos usados em Hollywood, muitas vezes para filmagens de efeitos especiais complicados que exigem múltiplas tomadas, não serão substituídas pelo SurfaceONE tão cedo. A criação da Edelkrone só pode se mover em duas dimensões à medida que desliza em uma superfície plana, a própria câmera não pode se inclinar ou girar de forma autônoma. Mas, graças a um ponteiro laser incorporado que facilita a criação de uma tomada, você pode garantir que seu objeto sempre esteja em quadro, pois a câmera lentamente faz um arco em torno dele.

Por não estar travado em um trilho preso ao chão de um estúdio, o SurfaceONE também é limitado quando se trata de quão precisamente pode repetir um movimento específico uma e outras vezes sem pequenas mudanças ou desvios em seus movimentos. Não é ideal se você pretende colocar múltiplas tomadas em um programa de edição, mas não é desta maneira que Edelkrone pretende que este acessório seja usado.

O SurfaceONE é, em vez disso, projetado para substituir pesados carrinhos e trilhos de câmera para capturar uma filmagem suave, criar o efeito panning de maneira simples, ou fazer takes em trilhos com câmeras DSLR ou mirrorless ou até mesmo um smartphone. Os movimentos podem ser programados e ajustados usando o aplicativo que o acompanha, incluindo a velocidade com que a câmera deve se mover.

Como resultado, o pequeno dispositivo controlado por movimento parece especialmente útil para capturar imagens de timelapse quando a imagem não é estática, já que os movimentos podem ser programados para serem executados por até 60 dias. Mas a característica mais importante do SurfaceONE é que ele pode simplesmente ajudar a democratizar o cinema, tornando mais fácil para os contadores de histórias criar filmes convincentes e capturar imagens que parecem ser criadas por uma equipe de filmes de Hollywood de vários milhões de dólares.

[Edelkrone via DPReview]