Circulam rumores de que a Microsoft vai mudar o ciclo de desenvolvimento do Windows: em vez de lançar uma nova versão a cada três anos, ela trará novidades a cada ano – é o Windows Blue. Uma estratégia semelhante deve valer para o Windows Phone. E a Microsoft confirma a existência do Windows Blue em duas vagas de emprego.

Uma das vagas pede um engenheiro de software interessado em melhorar a experiência central do Windows, incluindo: “a tela iniciar; o ciclo de vida de aplicativos; modo janela; e personalização”. A descrição ainda diz que “o Windows Blue promete expandir e melhorar estes aspectos do sistema”.

A vaga não confirma um ciclo anual de lançamento, mas é o primeiro indício oficial – vindo direto da Microsoft! – de que o Windows deve receber novidades em breve.

Segundo o The Verge, o Windows Blue trará mudanças na interface e no preço: deve ser distribuído a preço baixo, ou mesmo de graça. Ele deve manter o nome Windows 8, no entanto.

Parece apenas um service pack, mas deve ser algo além: a Microsoft deve orientar desenvolvedores a criarem apps apenas para o Blue (que rodará os apps atuais também). Esta atualização também deve levar o Windows 8 a telas menores, e aproximar ainda mais o Windows 8 do Windows Phone.

Falando nisso, outra vaga de emprego mostra que a estratégia Blue também vale para o Windows Phone:

Como um líder de desenvolvimento, você vai contratar e gerir uma equipe de desenvolvedores de alto nível… para ajudar a concretizar a visão de construir um app Excel de alta qualidade para o Windows Phone Blue.

A vaga ainda cita o Excel MX, que deve ser uma versão do Excel pensada para telas de toque, assim como o OneNote MX.

Acredita-se que a estratégia Blue será adotada em diversos produtos da Microsoft, incluindo SkyDrive, Hotmail/Outlook, Windows Server e outros. O Windows Blue deve ser lançado no segundo semestre. [Microsoft Careers 1, 2 via ZDNet via The Verge]