O Kinect atraiu o interesse de muita gente, não só de gamers como de médicos, engenheiros e artistas. Agora, parece que a Microsoft está expandindo a tecnologia de gestos: um dos projetos mais recentes oferece controle por gestos usando apenas os alto-falantes e microfone do computador, e um pouco de som que você não pode ouvir.

O novo SoundWave usa o efeito Doppler, que conecta mudanças na frequência do som ao movimento, para detectar gestos. Para fazer isso, o computador emite sons inaudíveis, e o microfone escuta para ver como as posições da mão mudam o eco do som.

Os resultados, por enquanto, são rudimentares. Parece ser necessário um esforço muito grande para rolar páginas e navegar por fotos, por exemplo. Mas isso é o de menos: só de ver isto funcionando é bem incrível, e vai longe em termos de demonstrações de uma prova de conceito.

Tem alguns detalhes aqui que são bem legais. Primeiro, mesmo que a técnica dependa de áudio, ainda é possível ouvir música e usar a interface ao mesmo tempo, já que o SoundWave só precisa do som de alta frequência – que, em geral, não está presente na música. Segundo, a equipe demonstra que a tecnologia pode ser usada para travar o computador quando o usuário levanta e vai embora – sem usar sensores ou a webcam.

Então sim, a tencologia tem suas falhas, e está longe de ser um produto final. Mas impressiona, e com certeza é bem fácil imaginar isto integrado a um laptop num momento futuro. [Microsoft Research via The Verge]