2010 parece ser o ano em que a Microsoft enfim reconheceu o potencial do mercado brasileiro de games: atualizaram oficialmente o Xbox 360 para suas versões Arcade e Elite em fevereiro; vão trazer o Xbox Live até o fim do ano; e agora confirmaram que querem trazer o Kinect adaptado para a língua portuguesa.

A Microsoft diz estar estudando lançar o Kinect no Brasil com reconhecimento de voz em português, para dar comandos ao novo periférico do Xbox 360 que, segundo a empresa, chega ao Brasil até o fim do ano. (Nos EUA, ele chega em 4 de novembro.) Claro, você também pode comandar o Kinect usando as mãos, mas ver seu videogame reconhecendo sua voz em português sem muito esforço – ou pelo menos assim esperamos! – é metade assustador, metade impressionante.

A empresa também anunciou mais detalhes sobre o Xbox Live. O serviço vai começar com os jogos da Live Arcade, além do Games on Demand e o Marketplace. Eles querem criar um sistema de migração para os brasileiros que criaram contas do Live no exterior, e receberam carta branca da sede americana para criar conteúdo nacional diferenciado. Além disso, eles garantiram suporte telefônico para o serviço e estão de olho no preço. Como diz Guilherme Camargo, gerente de marketing da Microsoft Brasil, eles estão "analisando preços para que o serviço seja competitivo em relação ao mercado paralelo".

Não quer dizer, no entanto, que o preço será equivalente ao cobrado nos EUA. O valor de cada jogo será o mesmo em Microsoft Points, mas cada ponto que você usa para comprar jogos deve custar mais no Brasil que nos EUA. Para comprar os jogos, você pode comprar cartões pré-pagos de assinatura anual e de pontos, mas com esses créditos só será possível comprar jogos no serviço nacional (o que já acontece em outros países). Além disso, não será possível alugar e comprar filmes pelo serviço, como nos EUA – mas Camargo diz que a Microsoft já está negociando para trazer filmes e seriados ao Live brazuca.

A Microsoft Brasil não divulgou nem preço nem data precisa para o lançamento do novo Xbox, do Kinect ou do Xbox Live no Brasil. [G1]