_Microsoft

Microsoft vai fechar 27 lojas físicas e quiosques no Brasil

A Microsoft planejava triplicar o número de pontos de venda no país, mas os planos mudaram: ela vai fechar lojas no Sudeste, Norte e Nordeste.

No ano passado, ficamos animados com a conversão de lojas da Nokia em Microsoft Stores. Elas tinham algumas novidades interessantes, e abriam a possibilidade de vermos produtos como o Surface oficialmente no Brasil.

A Microsoft planejava “quase triplicar” o número de pontos de venda no país. Infelizmente, os planos mudaram.

A empresa vai fechar diversas lojas físicas e quiosques de shopping no Sudeste, Norte e Nordeste. A assessoria de imprensa diz em comunicado ao Gizmodo Brasil:

A Microsoft, em conjunto com seus franqueados, em uma decisão estratégica para o canal, confirma o fechamento programado de determinadas lojas físicas da marca Microsoft Store – Revendedor Autorizado, no Brasil. A empresa esclarece, no entanto, que o serviço da loja online da marca segue operando normalmente e atendendo a todo o território nacional.

Segundo o FaixaMobi e Windows Team, a Águia Telecom – maior franqueada das revendas Microsoft no país – enviou às lojas um comunicado avisando que vai encerrar suas operações.

De acordo com o site da Águia Telecom, ela é responsável pelas lojas dos seguintes locais:

– SP: Shopping Eldorado
– RJ: Barra Shopping, Norte Shopping, Bangu Shopping, West Shopping, Shop. Nova América, Shopping Tijuca (quiosque), Shopping Carioca (quiosque), Shopping Grande Rio (quiosque), Plaza Shop. Niterói
– MG: Shopping Estação BH, Minas Shopping, BH Shopping, Shopping Cidade, Shopping Del Rey, Center Shopping, Itaú Power, Shopping Contagem (quiosque)
– MA: Shopping Da Ilha, Shopping Rio Anil (quiosque)
– RN: Shopping Midway Mall, Natal Shopping (quiosque), Natal Norte Shopping (quiosque)
– PA: Shopping Pátio Belém, Parque Shop. Belém, Shopping Boulevard (quiosque)
– AM: Amazonas Shopping

Isso significa que as únicas lojas físicas da Microsoft a continuarem abertas estarão nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e Sergipe – são 23 no total.

A Microsoft lembra que continuará a vender Lumias e outros dispositivos através de sua loja online (hospedada no site da Ponto Frio). Mas a presença em lojas físicas é importante para a marca, e para mais pessoas conhecerem e testarem os produtos da empresa.

A loja do Shopping Eldorado é a única no estado de SP, e conta com alguns truques interessantes. Por exemplo, há uma prateleira inteligente que usa o Kinect: quando você pega um produto, uma TV exibe o vídeo de demonstração dele.

É uma pena que essas lojas serão fechadas, e é um contraste em relação às concorrentes. A Samsung conta com cerca de 200 lojas no Brasil; a Apple possui duas lojas oficiais e centenas de revendedores autorizados; a LG tem 70 lojas e quiosques espalhados pelo país.

Isto pode fazer parte da estratégia global da Microsoft em reduzir perdas com a linha Lumia, cujas vendas sofreram a maior queda da história. Isso também nos deixa menos confiantes sobre a chegada dos smartphones Lumia 950 e 550 ao Brasil.

[FaixaMobi e Windows Team]

Foto por @Jhony_cds/Twitter

Sair da versão mobile