_Office

Microsoft se descuida e deixa novo Office à mostra

O site The Next Web descobriu uma apresentação no site da Microsoft Research mencionando o “Office Gemini”, que deve ser a próxima versão para Windows da suíte de produtividade. E veja só, ela traz imagens da nova interface pensada para o toque. O Office 2013 tentou ajustar a interface para ser usada em tablets e […]

O site The Next Web descobriu uma apresentação no site da Microsoft Research mencionando o “Office Gemini”, que deve ser a próxima versão para Windows da suíte de produtividade. E veja só, ela traz imagens da nova interface pensada para o toque.

O Office 2013 tentou ajustar a interface para ser usada em tablets e híbridos com Windows 8, mas o resultado ficou meia-boca. Segundo Mary Jo Foley, do ZDNet, a Microsoft preparava uma versão realmente pensada para toque, que acabou sendo descartada:

… existe/existia uma equipe conhecida como Modern Office Experience (MOX), que estava trabalhando em criar uma versão Metro de Office para o Windows 8… a equipe queria criar “híbridos”, aplicativos desktop que seriam autorizados a “participar” no ambiente Metro… mas isso resultaria em apps Metro que não aderem a todas as regras e regulamentos do WinRT/Windows 8. Por isso, esse plano foi abandonado.

A Microsoft já declarou que “no futuro, traremos apps do Office para a Loja do Windows” – ou seja, fará versões Metro pensadas para o toque. (Por enquanto, não há prazo para isso acontecer.) Isso faria parte do projeto Gemini, e nestas imagens temos uma ideia de como ele será.

Os slides estão todos aqui, mencionando inclusive a estratégia “One Microsoft” para argumentar que o suporte a canetas stylus precisa ser unificado entre Windows, Office e outros produtos da empresa. Também havia um vídeo mostrando como o Office Gemini iria funcionar, mas ele foi removido pela Microsoft.

Assim como o Windows, o Office deve receber atualizações frequentes no futuro, substituindo o antigo ciclo trienal por novas versões todo ano. Mary Jo Foley diz que esta onda de updates virá “nos próximos dois anos”.

O Office também continuará se transformando em um serviço, com acesso via diferentes plataformas. De fato, já existem versões para smartphones, gratuitas e bem básicas; mais um app competente para iPad, que requer assinatura do Office 365. Uma versão para tablets Android virá “no futuro”, diz a Microsoft.

As imagens vazadas podem ser um esboço inicial, e os apps podem ser diferentes quando forem lançados, mas dão uma ideia do trabalho que a Microsoft está desenvolvendo para o Office no Windows. Confira todas as imagens aqui: [Apresentação via The Next Web]

Word

Excel

PowerPoint

Outlook

Menção ao “Office Gemini”


 

Compras realizadas nos links acima poderão fazer com que ganhemos uma porcentagem da operação.

Sair da versão mobile