A suíte do Office cresceu: o Sway é uma ferramenta curiosa da Microsoft, que permite criar apresentações e textos com formatação profissional sem muito esforço. O aplicativo esteve em beta desde outubro, e agora chegou à versão final.

Você pode baixá-lo gratuitamente no Windows 10, no iPhone e no iPad; ele também está disponível na web. Para usá-lo, basta ter uma conta da Microsoft (usada no Outlook.com, Xbox, Windows Phone, entre outros).

O Sway tem basicamente duas finalidades. Ele pode funcionar como uma versão simplificada do PowerPoint, organizando seu texto e imagens em slides de forma automática. Confira este exemplo:

As animações são fluidas, as imagens são bem-organizadas, e há um bom uso de tipografia.

O Sway também permite criar páginas da web, organizando até mesmo vídeos e tweets no meio do texto. Dessa forma, ele pode servir como um artigo de blog, um manual ou uma newsletter – clique aqui para ver um exemplo.

A Microsoft explica: “você traz suas ideias e conteúdo bruto, e o motor inteligente de design no Sway cria um layout elegante e coeso que faz suas imagens, textos, vídeos e outras mídias fluírem juntos”.

Ao criar um Sway, você insere diferentes cards de acordo com o conteúdo – texto, vídeo, gráfico – e eles são organizados automaticamente. É possível pré-visualizar o resultado imediatamente clicando na barra lateral.

Sway - usando

Também é possível ajustar o design, escolhendo entre diferentes cores, fontes e ênfase de animação; e decidir se a navegação será na vertical (como uma apresentação) ou na vertical (como uma página da web).

Depois de pronto, o Sway pode ser publicado no site Docs.com e visualizado no navegador – por enquanto, ele não pode ser convertido para outros formatos.

A ideia é que cada Sway funcione igualmente bem – seja para criar ou visualizar – em smartphones, tablets e PCs. Há apps para Windows 10 e iOS; a Microsoft diz ao VentureBeat que está trabalhando em uma versão para Android, mas não revela quando ele será lançado.

[Office Blogs via VentureBeat]