_Cibersegurança

Se você usa o Microsoft Security Essentials, é hora de mudar de antivírus?

O Instituto AV-TEST realiza pesquisas independentes sobre segurança e antivírus, e analisa as principais opções do mercado. Se elas forem boas o bastante, recebem o conhecido selo “AV-TEST Certified”. O Microsoft Security Essentials (MSE) acaba de perder esta certificação… mas a Microsoft diz que você não deve se preocupar. A cada dois meses, o AV-TEST […]

O Instituto AV-TEST realiza pesquisas independentes sobre segurança e antivírus, e analisa as principais opções do mercado. Se elas forem boas o bastante, recebem o conhecido selo “AV-TEST Certified”. O Microsoft Security Essentials (MSE) acaba de perder esta certificação… mas a Microsoft diz que você não deve se preocupar.

A cada dois meses, o AV-TEST analisa 25 antivírus populares no Windows 7. E de novo, eles concluíram que a opção da Microsoft não oferece o mínimo de proteção para ser certificada. 22 antivírus receberam o selo, incluindo Avast, AVG e Avira.

O grande problema do MSE sempre esteve em ataques 0-day: código malicioso que o antivírus ainda não conhece, mas que pode reconhecer por heurística. O Security Essentials não detectou 28% dessas ameaças; enquanto isso, os antivírus analisados deixam passar, em média, apenas 8% desse tipo de malware.

Ele também fica atrás da concorrência em remover malware de um PC infectado. O estudo ressalta, no entanto, que o Security Essentials detecta bem as ameaças já descobertas, sejam recentes (há poucos meses) ou mais antigas. Além disso, ele oferece poucos alarmes falsos, e o impacto sobre o desempenho do PC é pequeno. Só que opções como BitDefender e ZoneAlarm também oferecem tudo isso – e são mais eficientes.

Esse resultado é semelhante à conclusão da AV-Comparatives: o Security Essentials deixa passar várias ameaças que ele ainda não conhece.

Depois de perder a certificação AV-TEST, a Microsoft respondeu em blog oficial. Disse que “conduziu uma análise rigorosa dos resultados” e descobriu que apenas 0,0033% dos usuários foram afetados pelo malware que o Security Essentials não detectou. Mas afirmam: “estamos comprometidos a reduzir nossa margem de 0,0033% para zero”. Além disso, 94% do malware que não foi detectado não afetaram quem usa o MSE.

O Security Essentials já foi considerado uma das melhores opções em antivírus no Windows, já que é gratuito, leve e feito pela Microsoft (afinal, ela entende de Windows). Porém surgem cada vez mais sinais de que a proteção do MSE não é o bastante. Você pretende trocar de antivírus? [AV-TEST e Microsoft via The Verge e PC World]

Sair da versão mobile