O Team Xbox diz que a Microsoft trabalha em um novo dispositivo handheld que ocupa “algum lugar entre as plataformas Xbox e Zune”.

Não está claro se esse aparelho tem alguma relação com o Microsoft Pink, mas o Team Xbox afirma que o dispositivo em questão não tem telefone.

Chamado de “xYz” por uma das fontes, ele teria touchscreen WVGA e uma série de recursos de hardware ainda não vistos no mercado – não há muita informação sobre isso, mas WiMax ou chips de processamento de gráfico são algumas hipóteses. Ele ainda implementaria o Live Anyhwere de uma maneira a unir as lojas digitais da Microsoft. Seria possível, por exemplo, comprar música ou filme no Xbox e reproduzi-los no handheld, ou vice-versa.

O xYz competiria com Apple, Sony, Nintendo e até Google – por meio da implementação do Live Search (busca, mapas e outros serviços).

O dispositivo descrito pelo Team Xbox soa algo como um PSP com conectividade mais inteligente. E, embora um produto desses pareça mesmo interessante, principalmente da empresa que (na minha humilde opinião) lidera o desenvolvimento de consoles, ele precisa dos recursos de telefone para ter uma boa chance de entrar nos nossos disputados bolsos.

Então qual será a relação entre o Zune Phone e o xYz? Talvez o Zune Phone esteja para o iPhone, e o xYz, para o iPod Touch?

Não custa lembrar, tudo isso, por enquanto, não passa de rumor. [Team Xbox e T3; Valeu, Joel!]