O Mobli é basicamente um clone do Instagram: você envia fotos e vídeos, aplica filtros, e compartilha em um feed. Há alguns recursos diferentes – é possível trocar mensagens diretas com outros usuários, por exemplo – mas nada que realmente convence. Só que você ouvirá falar bastante sobre esse app, especialmente se for cliente da Claro.

Há alguns dias, a Claro anunciou que “integrará o Mobli com os serviços e dispositivos da operadora” no Brasil. O que isso significa? A assessoria explica ao Gizmodo Brasil:

O aplicativo não vem pré-instalado no aparelho. Nos próximos meses, o Grupo América Móvil iniciará a disponibilização do aplicativo em smartphones Android através de atalhos que levam os usuários para o site Google Play.

Ou seja, se você for cliente da Claro, verá no seu smartphone Android um novo ícone, que abrirá o Google Play para você baixar o Mobli. (O app também é compatível com dispositivos iOS e Windows Phone, mas eles não devem receber o app automaticamente.)

No entanto, em outros países da América Latina, parece que a operadora foi bem mais agressiva. Segundo a Forbes:

… a América Móvil baixou o Mobli em dezenas de milhares de seus smartphones na América Latina, em uma pasta pré-instalada com o nome “Ideias”. Em seguida, ela notificou os clientes com um SMS e convidou-os a se registrar no app de compartilhamento de fotos.

Por que a Claro/América Móvil está tão interessada no Mobli? É que o dono da operadora, Carlos Slim – a segunda pessoa mais rica do mundo – investiu na empresa. O Mobli arrecadou US$ 60 milhões, e a operadora de Slim liderou a rodada de financiamento.

O Mobli tem como investidores a tenista Serena Williams, o ciclista Lance Armstrong e o ator Leonardo DiCaprio. Eles poderiam chamar alguma atenção para o app, mas nada supera uma operadora enorme, que atua em 18 países e tem 265 milhões de clientes de celular.

Hoje, o Mobli tem 12 milhões de usuários no mundo (e 2 milhões no Brasil). Em setembro, o Instagram chegou a 150 milhões de usuários ativos no mês. [Forbes via Valleywag]