Na Alemanha, hoje foi um dia bem-sucedido para a Motorola. Não só eles conseguiram uma ordem judicial permanente contra o iCloud da Apple, como fizeram o iPhone 4, 3GS e os iPads 3G sumirem da Apple Store online por lá.

Foram dois problemas judiciais separados que levaram a isto. Primeiro, o Engadget informa que o juiz Andreas Voss emitiu uma ordem judicial permanente contra o iCloud e contra qualquer dispositivo que o utilize. A Motorola processou a Apple em abril de 2011, acusando-a de violar uma patente que cobre um sistema e método de sincronização. A ordem judicial vale apenas para a Alemanha.

Depois, segundo o The Verge, a Apple retirou o iPhone 3GS, iPhone 4 e iPads 3G (de primeira e segunda geração) da Apple Store online da Alemanha. Lembra que a Motorola ganhou na Justiça em dezembro e poderia banir iPhones e iPads na Alemanha? Provavelmente a Apple tirou os produtos por causa dessa decisão. O iPhone 4S não foi afetado: ele não usa o chip Infineon, que viola patentes da Motorola e motivou a decisão. iPads só com Wi-Fi também estão liberados por lá.

A Apple pode recorrer das duas decisões – e provavelmente vai – mas por enquanto ela tomou um leve golpe no mercado alemão. Na Alemanha, os produtos da Apple continuam disponíveis nas Apple Stores físicas e nas lojas autorizadas. [The Verge e Engadget]