Está longe de ser certeza, mas uma informação listada no LinkedIn pode significar que a Motorola está para agitar a área de software para celulares com um novo sistema operacional.

O Android and Me viu no LinkedIn que a Motorola adquiriu uma empresa chamada Azingo. A informação provavelmente teria passado despercebida, se os executivos da Motorola não tivessem exprimido seus desejos de ter um sistema operacional próprio. O co-CEO da Motorola Sanjay Jha disse uma vez:

Sempre achei que ter o seu próprio OS é importante, desde que você tenha um ecossistema, todos os serviços e a capacidade e a escala para manter esse OS na liderança.

OK. Então a Motorola pode ter comprado esse sistema operacional relativamente desconhecido. Uma rápida pesquisa mostra que ele parece ser bom para web, com uma suíte de aplicativos, um SDK baseado em tecnologias web (meio como o webOS) e até suporte a Flash.

Mas por que a Motorola, uma empresa que está ganhando mercado com o Android, faria isso? Difícil dizer. Pode ser uma jogada voltada a celulares para mensagens ou feature phones – “subsmartphones”, como o Samsung Bada –, mas esse sistema parece ser um pouco avançado para aparelhos desse tipo, que geralmente são vendidos com planos de dados limitados. Pode ser também um meio de angariar talentos, que poderiam ser úteis no desenvolvimento do Motoblur, por exemplo. Ou apenas uma informação qualquer listada no LinkedIn. Quem sabe? [AndroidandMe via GigaOm]