A Motorola anunciou hoje, em parceria com a Nextel, o smartphone i1. Com sistema operacional Android na versão 1.5, o modelo é o primeiro da América Latina a juntar a tecnologia iDEN da Nextel com o sistema do robôzinho verde.

O i1 já havia sido lançado em março nos EUA, em parceria com a Sprint. Com tela de 3,1 polegadas, design com cantos arredondados e um touchpad na parte frontal, o aparelho parece ser um novo tipo de aposta da Nextel no mercado de smartphones. Ele tem ainda câmera de 5 megapixels, conexão Wi-Fi, GPS e aceita cartões microSD de até 8 32 GB. O chato é o Android estar ainda na já antiga versão 1.5. E curiosamente não há Motoblur no i1 como explicação nesse caso.

Mas o que mais chamou a nossa atenção no lançamento é a presença do sistema Swype para digitação. Para quem não se lembra, o Swype foi criado pelo inventor do T9 e, pelo menos no que foi mostrado, entende o que você quer escrever no teclado virtual apenas com o deslizar do dedo sob as teclas, poupando muitos cliques. O Omnia II foi o primeiro aparelho com o sistema, mas quando veio ao Brasil, deixou o Swype lá fora, chegando por aqui sem a novidade. Agora parece que finalmente poderemos conferir se o formato é realmente revolucionário de fábrica (era possível usar programas de terceiros para testar o métodos, mas sem suporte para o português).

O Motorola i1 deve chegar às lojas brasileiras no dia 15 de junho, mas ninguém quis falar sobre o preço do aparelho. Pelo menos ele será produzido aqui no Brasil, o que é um bom sinal.