A Motorola não tem um histórico muito bom em atualizar seus Androids. Agora que ela é uma empresa do Google, isso vai mudar? Bem, para o próprio Google, smartphones lançados há um ano e meio são velhos demais para serem atualizados. Ou seja, a lista de aparelhos que receberão o Android 4.4 KitKat é relativamente curta.

A única certeza é o Moto X, primeiro smartphone da Motorola feito sob o comando do Google. Quanto ao Razr i e Razr HD, a empresa pede que você “fique atento para futuras atualizações”.

Ela ainda não cita o Razr D1 e Razr D3, que por enquanto rodam Android 4.1. A Motorola prometeu que eles terão “upgrade garantido para a próxima versão do Android”. Ainda não está claro se isto se refere ao Android 4.4.

Você pode acessar a lista completa neste link. Ela vale tanto para aparelhos comprados no varejo, como os adquiridos nas operadoras Vivo, TIM, Oi, Claro e Nextel. Eis os modelos a serem atualizados (ou não):

  • Confirmado: Moto X
  • Ainda não confirmado: Razr i, Razr HD
  • Não receberão KitKat: Razr, Razr Maxx, Xoom, Xoom 2, Xoom 2 Media Edition, Milestone 3, Atrix

Se seu dispositivo não está na lista acima e ele roda Android 2.x, ele certamente não será atualizado.

Enquanto isso, a HTC avisou que garante a atualização do One, o ótimo smartphone que nunca chegará oficialmente ao Brasil. A versão norte-americana receberá KitKat em até 90 dias, enquanto a Google Play Edition terá o novo Android em até 15 dias.

As outras fabricantes – como Samsung, LG e Sony – ainda não revelaram seu calendário de atualizações. A Samsung diz que dará mais detalhes “no momento oportuno“; e há rumores de que o Sony Xperia Z1 receberá a atualização a partir da semana que vem.

O Google levará o KitKat ao Nexus 4, 7 e 10 nas próximas semanas; o Galaxy Nexus está de fora. [Motorola via Google+ via Engadget; Engadget]