Finalmente, depois de várias promessas e com quase um mês de atraso em relação a outros países, o Motorola Milestone ganhou o upgrade de firmware para rodar o Android 2.1, o mesmo do Nexus One e Desire, da HTC. Pelos primeiros minutos de brincadeira, ela melhora significativamente o desempenho de um celular que já era bem bom. [ATUALIZADO]

A Vivo anunciou a atualização no fim de semana mas ela só ficou disponível efetivamente hoje, para mim. Basta ir em Configurações>Sobre o Telefone>Atualizações do Sistema. O arquivo tem cerca de 30 MB e é baixado relativamente rápido via 3G ou Wi-Fi. Basta dar um ok para instalar e tudo no seu telefone é mantido como era, mas agora com o novo sistema 2.1. Clientes de outra operadora ou que compraram o celular desbloqueado podem fazer a atualização pelo site da Motorola, em caminhos tortuosos (estamos em contato com a TIM para ver se há um atalho melhor usando a rede dela), que podem apagar aplicativos pré-carregados. O Nagano, do Zumo, fez um tutorial explicando como. Leia aqui.

O que muda? O blog da Vivo listou as vantagens:

 

– Nova versão Google Maps já embarcada, com multitouch;
– Possibilidade de configurar o Google Maps como papel de parede;
– Widget do Google Latitude e Hora Mundial;
– Aplicativo para gerenciamento de bateria, já configurado por padrão. Ou seja, já está funcionando de maneira a otimizar o uso de bateria;
– Possibilidade de configurar quantidade de telas (3, 5, 7 ou 9) da home screen;
– Suporte a papéis de parede animados;
– Novidades no aplicativo da câmera: nova interface com comandos na tela; modo Widescreen Picture; otimização para tipos de cenas, fotos e efeitos;
– Nova galeria de imagens em 3D, agora também com possibilidade de enviar fotos para o Picasa;
– Bloqueio do aparelho usando o código PIN;
– Corretor de palavras em português.

Experimentando aqui, achei o celular mais rápido em todos os menus e transições. Dizem que o tempo de bateria melhora consideravelmente, testarei isso. Alguns pequenos bugs irritantes (especialmente para realizar/encerrar chamadas) aparentemente foram solucionados. O mais legal mesmo é o aplicativo de fotos. Fantástico, especialmente para quem tem conta no Picasa e manda muitas fotos pra lá (nem precisei configurar, ele resgatou galerias minhas automaticamente). 

Donos de Milestones, digam o que acharam. Pessoas que não o tem: a atualização para Android 2.1 é mais um bom motivo para considerá-lo na hora da compra.

UPDATE 1: Algumas pessoas nos comentários estão relatando problemas ao conectar o dock station depois do update de firmware. Ainda não sabemos o que pode ter acontecido.

UPDATE 2: A atualização pelo telefone (OTA), por enquanto, só para clientes da Vivo. Agora há pouco, a assessoria da TIM me falou o seguinte: “a TIM está trabalhando na melhor maneira de disponibilizar a atualização para o cliente”.