Pouco tempo atrás, a Motorola contou quão laborioso era o processo de atualizar os smartphones e tablets para o Android 4.0, o Ice Cream Sandwich. Agora, a empresa liberou uma extensa lista com seus planos de atualização de aparelhos. Na parte que nos interessa — a América Latina — a coisa é bem pouco empolgante. Confira.

Para se ter uma ideia, a previsão mais rápida de atualização — para o Razr e para a primeira versão do tablet Xoom apenas Wi-Fi — é para o segundo trimestre de 2012. Curiosamente, o Xoom Media Edition (além do Xoom 2, que não está disponível no Brasil) só terá atualização prevista no terceiro trimestre de 2012. Essa também é a mesma previsão de atualização do Atrix 2 (não lançado no Brasil). Já o primeiro Atrix e o Milestone 3 estão “nos planos”, mas não nenhum prazo estipulado. O mesmo acontece com o Xoom em sua versão com 3G.

Ou seja, é melhor esquecer essa atualização e ser pego de surpresa lá pro fim do ano — ou esperar o pessoal do CyanogenMOD e do XDA Developers, que em 100% das ocasiões são mais velozes que as empresas. E, veja bem, estamos falando da Motorola, empresa que foi comprada recentemente pelo Google, o dono do Android. Pouco sorvete para muito smartphone. [Motorola]