_Ciência

Nanotubos de carbono podem fazer seus móveis ficarem à prova de fogo

Se você já lamentou o fato de não poder colocar seu sofá próximo a uma lareira por ser perigoso, então nanotubos de carbono poderão um dia salvá-lo. Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) – criaram um revestimento baseado em nanotubos de carbono que torna a espuma usada em […]

Se você já lamentou o fato de não poder colocar seu sofá próximo a uma lareira por ser perigoso, então nanotubos de carbono poderão um dia salvá-lo. Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) – criaram um revestimento baseado em nanotubos de carbono que torna a espuma usada em móveis consideravelmente menos inflamável.

O revestimento revolucionário é criado de maneira bem parecida com um sanduíche microscópico, onde os nanotubos são esmagados entre duas camadas de polímeros, e o processo é repetido quatro vezes até que um revestimento de múltiplas camadas parecido com plástico é produzido.

Os pesquisadores também desenvolveram uma técnica especial para fazer o material grudar na espuma, mas como o revestimento resultante tem menos de um centésimo da espessura de um fio de cabelo humano, almofadas e outros estofamentos continuam com o mesmo sentimento quando sentamos nele.

Após ser aplicado, ele faz o seu sofá ficar até 35% menos inflamável, e se os nanotubos de carbono forem tão seguros quanto esperamos (no momento não sabemos se eles são cancerígenos), esse novo revestimento poderia ser uma alternativa segura para os produtos químicos retardantes de fogo que usamos atualmente. O que significa que um dia finalmente poderemos servir aquele bolo de aniversário coberto de velas na sala de estar, ou até mesmo na cama. [ScienceDirect via NIST via Gizmag]

Sair da versão mobile