É dia de novo iPad, viva! Todos os seus apps favoritos, adaptados à Retina Display! Ahn… não tão rápido. Se o que o criador do Instapaper e dev guru Marco Arment diz for verdade, teremos que esperar um pouco mais antes de ver vários apps adequados à alta resolução aparecerem no iPad.

Arment tem enviado o Instapaper aos usuários com a resolução dobrada há meses. Ele apostava na vinda da Retina Display e esperava que o novo iPad reconhecesse automagicamente os gráficos em resolução maior. Só que não é bem assim que funciona…

Eis o que acontece de fato:

“Só soube ontem que não é esse o caso: o novo iPad só mostrará gráficos Retina em um app se ele for criado com a nova versão das ferramentas de desenvolvimento lançada semana passada.”

Pelo processo de aprovação de apps da Apple estar um pouco congestionado, ele não tem saída para tornar a versão Retina do Instapaper disponível hoje, no lançamento do novo iPad. Ainda que fosse apenas um port da versão atual do Instapaper, levaria uma semana ou mais para ele ser disponibilizado. Em vista disso, Arment optou por construir uma atualização completa e lançá-la um pouco depois.

Não é exatamente uma barreira intransponível, já que muitos apps populares como Evernote, Twitter, The New York Times, The Daily, Kindle, WordPress e Infinity Blade II são todos prontos para Retina Display. Mas se seus apps favoritos não estiverem e aparecem com pixels gigantes hoje, esse é provavelmente o motivo. [Marco Arment]