O Observatório de Raio-X Chandra, da NASA, capturou esta incrível imagem de um objeto a 1.000 anos-luz de distância da Terra. Parece uma espaçonave Klingon acelerando para Warp 10. Ou uma incrível Cylon Basestar que voa pelos cosmos com onze rotações por segundo.

Chama-se Vela e é um pulsar que “expele um jato de partículas carregadas que correm ao longo do eixo de rotação do pulsar a cerca de 70% da velocidade da luz. De acordo com a NASA, é a primeira do tipo a ser encontrada na nossa galáxia, a Via Láctea.

Chandra capturou oito imagens do pulsar Vela entre junho e setembro de 2010 que sugerem que ela está “precessando enquanto gira”. Precessar é o “movimento lento do eixo de um corpo giratório ao redor de outro eixo devido a um torque (como influência gravitacional) agindo para mudar a direção do primeiro eixo.” Em outras palavras, está balançando. A Terra também precessa, o que significa que, em alguns milhares de anos, Polaris não será mais a Estrela do Norte. Mas enquanto o período de precessão da Terra é de 26 mil anos, o de Vela é de cerca de 120 dias. É uma taxa tão alta que nós humanos limitados nem conseguimos começar a imaginar.

Vela foi formada com os restos de uma supernova que explodiu mais de 10.000 anos atrás. Você pode ver onde o pulsar está localizada na imagem abaixo: [Observatório de Raio-X Chandra]

pulsar1 pulsar2