_NASA

A NASA levará uma impressora 3D ao espaço

A NASA definitivamente adora impressão 3D tanto quanto a gente — a ponto de ter decidido levar uma impressora 3D inteira para o espaço no começo do ano que vem. A agência espacial ajudou a desenvolver uma impressora 3D personalizada do tamanho de uma caixa de sapatos, feita especialmente para trabalhar em condições de microgravidade. […]

A NASA definitivamente adora impressão 3D tanto quanto a gente — a ponto de ter decidido levar uma impressora 3D inteira para o espaço no começo do ano que vem.

A agência espacial ajudou a desenvolver uma impressora 3D personalizada do tamanho de uma caixa de sapatos, feita especialmente para trabalhar em condições de microgravidade. A esperança é de que ela chegue à Estação Espacial Internacional em 2014.

Antes disso, a NASA e a Made in Space (co-autora do projeto) levarão a impressora a um voo de teste final em setembro para observar sua habilidade em lidar, de forma segura, com a microgravidade. Embora isso não deva ser um grande obstáculo (as equipes aparentemente vêm trabalhando na tecnologia desde 2011), as coisas pode, e podem mesmo, dar errado no espaço.

A impressora em si é parecida com qualquer outra: ela acrescenta camadas de plástico ou metal para imprimir componentes 3D na base da adição. Totalmente fechada em metal com uma janela de vidro na frente, os astronautas poderão ver o que está acontecendo lá dentro, ao passo que o material ficará impedido de ficar flutuando pela ISS.

Para que ela será usada? Inicialmente, para a fabricação de pequenas partes de substituição para a ISS e a tripulação: clips, fivelas e outros pequenos componentes. Pizza? Provavelmente ainda não.

E não se esqueça: você também pode ter uma impressora 3D em casa. Nossa promoção em parceria com a Imprima 3D ainda está rolando — o prazo para enviar projetos e concorrer vai até 23 de agosto. [Made in Space viaVerge]

Sair da versão mobile