A Índia está se juntando à corrida espacial reutilizável. A agência espacial indiana testou o lançamento de uma nave de 7 metros que será usada em testes do projeto do país de criar uma nave espacial que pode ser usada várias vezes.

A nave de 1,75 toneladas não-tripulada – conhecida como Reusable Launch Vehicle – viajou por cerca de 70 quilômetros acima da superfície da Terra e então pousou de volta no planeta.

Os cientistas inicialmente acreditavam que a nave não sobreviveria ao pouso no golfo de Bengala, mas ela sobreviveu e está intacta. Ela coletou dados sobre a velocidade e intensidade da reentrada, além de testar as habilidades de aterrissagem autônoma da nave.

A missão é resultado de cinco anos de trabalho e US$ 14 milhões em investimentos, de acordo com a BBC. Espera-se que o país consiga usar uma nave espacial reutilizável de tamanho completo nos próximos 10 anos.

A Índia se junta a uma longa lista de agências governamentais e empresas privadas (como a SpaceX e a Blue Origin) que tentam desenvolver uma nave espacial reutilizável.

As imagens abaixo mostram como foi o lançamento da nave espacial – o voo durou, ao todo, 770 segundos.

nave-india-1 nave-india-2 nave-india-3 nave-india-4 nave-india-5 nave-india-6 nave-india-7 nave-india-8 nave-india-9

[BBC]

Fotos: ISRO