_Tecnologia

Neil Young revela Pono, seu novo player musical

Já faz um tempo que Neil Young vem maturando a ideia do seu sonho de uma música digital de alta resolução. Agora, em aparição no Late Show do David Letterman, ele revelou o seu novo player de música: conheça o Pono. A Rolling Stone diz que o Pono é, na realidade, um ecossistema musical: uma loja […]

Pono, o player do Neil Young.

Já faz um tempo que Neil Young vem maturando a ideia do seu sonho de uma música digital de alta resolução. Agora, em aparição no Late Show do David Letterman, ele revelou o seu novo player de música: conheça o Pono.

A Rolling Stone diz que o Pono é, na realidade, um ecossistema musical: uma loja de baixar músicas, uma ferramenta que converte arquivos digitais de áudio em gravações que soam analógicas e uma gama de players, como o Pono.

A tecnologia de conversão digital-para-analógico é, aparentemente, feita para “apresentar músicas como elas soavam originalmente durante as sessões de gravação em estúdio”, de acordo com a descrição da Rolling Stone. Como isso funciona é algo aberto a palpites de todos no momento — bem como se essa coisa funciona mesmo na prática.

O player que Young mostrou na TV é… bem, único, para dizer o mínimo. Um prisma triangular grande e amarelo brilhante, ele se parece mais com um doce. Os controles são bem minimalistas, a tela é pequena e aparentemente há dois plugs para fones de ouvido também. No geral, ele parece meio excêntrico e um desastre em design se comparado com os gadgets modernos aos quais estamos acostumados.

De acordo com a Rolling Stone, uma das poucas pessoas a ouvir que diferença a tecnologia de Young faz é o baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers. Ele explicou que “não é como uma coisa vaga que exige que você tenha ouvidos de um cachorro para notar. É uma diferença drástica.” Por ora, vamos esperar. [Rolling Stone via Verge]

Sair da versão mobile