_Netflix

Netflix oferece controles para economizar dados no smartphone

A Netflix quer ajudar quem usa o streaming fora do Wi-Fi a assistir mais vídeos sem esgotar a franquia de dados.

A Netflix quer ajudar quem usa o streaming fora do Wi-Fi a assistir mais vídeos sem esgotar a franquia de dados. Por isso, ela implementou no mundo inteiro um controle de qualidade para usar a rede celular.

>>> Netflix agora cogita oferecer filmes e séries para assistir offline

Para acessá-lo, abra o menu lateral no app para iOS ou Android, selecione “Configurações do aplicativo” e “Uso de dados da rede celular”. Lá, você pode escolher entre seis opções:

– automático: cerca de 3 horas de streaming por gigabyte

– baixo: cerca de 4 horas por gigabyte

– médio: cerca de 2 horas por gigabyte

– alto: cerca de 1 hora por gigabyte

– sem limite: cerca de 20 minutos por gigabyte; “recomendado apenas com um plano de dados ilimitado” (quem dera)

– desligado: assistir só via Wi-Fi

A Netflix diz em blog oficial que a opção automática “traz boa qualidade de vídeo com uso de dados mais baixo para evitar exceder limites de dados ou incorrer em taxas adicionais”, mas quer oferecer outras opções para quem tem planos mais restritos.

Existem outras formas de economizar assistindo Netflix, como usar o Opera Max para Android. No entanto, em nossos testes, a queda na qualidade da imagem é bem perceptível, e o vídeo demora muito para começar a tocar.

Seria bacana ir além e implementar um contador de dados dentro do próprio app. Eu não imagino a Netflix implementando isso porque inibiria os assinantes de usar o serviço, mas essa é uma opção disponível no próprio sistema operacional.

No Android, basta ir em Configurar > Uso de dados e ver a lista de apps. No iOS, toque em Ajustes > Celular. No Windows Phone, use o app Sensor de dados; e no Windows 10 Mobile, vá em Configurações > Rede e sem fio > Uso de dados > Detalhes de uso.

Claro, a melhor forma de economizar dados fora do Wi-Fi seria com acesso offline: você baixa o filme ou série em casa e sai assistindo por aí. Após anos se recusando a sequer cogitar tal possibilidade, a Netflix agora diz pensar nisso.

[Netflix Blog]

Foto por Doug/Flickr

Sair da versão mobile