Muitos estão ansiosos pelo Nexus 5 e pelo Android 4.4 KitKat. Inúmeros rumores e até mesmo teorias circularam pela internet, tentando prever quando eles seriam lançados. Todos erraram. Enquanto o smartphone não chega, e enquanto o Google não anuncia uma data para ele, o Nexus 5 continua a vazar.

Desta vez, a operadora canadense WIND Mobile publicou, em sua página do Facebook, um pré-cadastro para o Nexus 5. Logo ele foi retirado do ar. Isso normalmente não seria algo importante, só que a página revelou a lista completa de especificações.

Tudo bate com o que vimos antes. Confira:

  • Tela: 4,95 polegadas e resolução 1920 × 1080 pixels (445 ppi) com Corning Gorilla Glass 3
  • Câmeras: frontal de 1.3MP e traseira de 8MP com OIS (estabilização óptica de imagem)
  • Dimensões: 69,17 x 137,84 x 8,59 mm
  • Peso: 130 gramas
  • Sistema operacional: Android OS 4.4 KitKat
  • Chipset: processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2.3GHz, Wi-Fi (2.4G/5G) 802.11 a/b/g/n/ac / NFC (Android Beam) / Bluetooth 4.0
  • Armazenamento/Memória/RAM: memória interna de 16GB ou 32GB / 2GB de RAM
  • Portas e conectores: microUSB habilitado para SlimPort, entrada de áudio estéreo de 3,5 mm, dois microfones, botões de volume e liga/desliga feitos de cerâmica

Além disso, vazou uma foto que supostamente foi tirada com a câmera do Nexus 5. Ela possui estabilização óptica de imagem, ou seja: deve produzir imagens mais nítidas, mesmo que você mova a câmera. Se for real, dá para notar que a qualidade da câmera aumentou muito em relação ao Nexus 4:

foto nexus 5

E com a SlimPort (presente no novo Nexus 7), é possível conectar o Nexus 5 a uma TV através da porta microUSB. Isto requer, no entanto, um cabo especial ou um adaptador.

E uma pequena novidade aqui são os botões de volume e liga/desliga: agora eles são feitos de cerâmica, em vez de plástico, o que deve torná-los mais resistentes. O Google supostamente estava trabalhando em um smartphone resistente, que usava materiais como a cerâmica. Parece que o Google está usando no Nexus 5 algo que aprendeu durante a pesquisa e desenvolvimento do outro produto.

O Nexus 5 já é praticamente oficial. Só falta a data de lançamento, mas o Google ainda não revela isso. Rumores dizem que ele será anunciado em 1º de novembro. Será? [Mobile Syrup]