Em vendas de celulares, a Nokia foi desbancada do topo pela Samsung. Mas de acordo com o Financial Times, a empresa tem um plano para se reerguer: híbridos.

A pergunta óbvia é, claro, híbridos de quê? O presidente do conselho da Nokia, Jorma Ollila, conversou com o FT mas não deu detalhes. Há algumas alternativas lógicas: pode ser um híbrido de PC e tablet com Windows 8 – sabemos que a Nokia deve lançar um tablet ainda este ano, e Ollila confirmou.

Ou a Nokia poderia criar um híbrido de câmera e celular, basicamente o que ela fez no 808 PureView com seu sensor gigantesco de 41 megapixels. Ou a Nokia poderia imitar a Samsung e fazer um “foblet” como o Galaxy Note – mas espero que não. (A própria Nokia já disse que celulares grandes demais são “uma estupidez”.)

A Nokia fez sua aposta no Windows Phone há mais de um ano – o que pode ter sido a decisão correta – e vendeu mais de 2 milhões de Lumias ao redor do mundo. Mas o Windows 8 vai fazer a Nokia colidir com novos concorrentes, alguns também com ideias de híbridos, como o Lenovo Yoga. Esperamos que Elop e cia. consigam criar algo ótimo. [Financial Times via The Register]