A Nokia liberou hoje, via Beta Labs, o City Lens para Windows Phone. Velho conhecido da turma do Symbian e MeeGo, trata-se de um navegador de realidade aumentada para descobrir lugares legais em cidades. Parece bacana, mas só roda nos Lumias.

O City Lens é mais um dos apps da Nokia que usa e abusa do GPS, uma das forças da empresa no segmento móvel. Diferente do Dirigir e do Mapas, ambos já disponíveis na linha Lumia, o City Lens é um navegador de realidade aumentada. Vá para fora de casa ou do escritório (existe vida lá fora, acredite), saque o smartphone e abra o City Lens; dependendo dos locais cadastrados, um monte de pontinhos surgirá na tela, indicando o tipo e nome dos estabelecimentos comerciais, a nota média dada pelos clientes e a distância.

Na prática o City Lens do Windows Phone é bem parecido com o dos dos irmãos finlandeses, salvo pelos ícones e outros elementos adaptados ao padrão de interface Metro. Pelo que vimos do vídeo demonstrativo (acima), apenas os truques com acelerômetro+giroscópio são novos: coloque o smartphone em posição retrato inclinado a 45º e os locais surgem em uma lista; coloque-o na horizontal, deitado, e um mapa tradicional com os locais é chamado. No Symbian/MeeGo também existem essas opções, mas elas são acessadas por arcaicos toques na tela.

O City Lens é gratuito, exclusivo para a linha Lumia (710, 800 e 900) e pode ser baixado no Beta Labs (exige cadastro gratuito). Ele ainda está em testes, portanto não brigue com o pobre app se ele te mandar para um lugar esquisito com comida ruim. [Nokia Conversations]