Confirmando os muitos rumores, a Nokia anunciou smartphones grandões. Hoje ela revelou dois novos Lumias com telas de seis polegadas: o 1320 e o 1520.

O Lumia 1520 é o mais importante: ele possui câmera PureView de 20 megapixels com lente Zeiss, estabilização óptica de imagem, e flash dual-LED. Ele usa oversampling nas fotos, ou seja, combina diversos pixels em um só para maior qualidade de imagem. A resolução também permite zoom digital 2x sem perda de qualidade de imagem.

Para acompanhar a câmera, temos – além do app oficial do Instagram! – o Nokia Storyteller. Ele reúne suas fotos, analisa onde você as tirou, e organiza todas por data em um mapa. Além disso, o celular grava vídeo 1080p a 30fps, com Nokia Rich Recording: são quatro microfones para capturar o som ambiente sem distorções.

Sua tela Full-HD de 6 polegadas traz uma coluna a mais de blocos dinâmicos na tela inicial, além de mais espaço para os apps. Por dentro, temos um processador Snapdragon 800 quad-core de 2.2GHz, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento com entrada para microSD. Há suporte a 4G LTE, e uma bateria de 3400 mAh com carregamento Qi sem fio integrado. Ou seja, este deve ser um smartphone rápido e que não se compromete na duração da bateria.

O phablet também possui um acessório curioso: uma capa que cobre todo o aparelho. Além de proteger a tela e a traseira, ela serve de apoio: dobre a capinha, e o celular fica em pé para você assistir vídeos, por exemplo.

O Lumia 1520 tem 8,7 mm de espessura e 209 g. Ele virá nas cores amarelo, branco, preto e vermelho, e estará disponível até o final do ano por US$ 750 sem contrato com operadora. Inicialmente, ele será lançado nos EUA e parte da Ásia, depois Europa.

Lumia-1320

O Lumia 1320, por sua vez, é a opção mais barata, por isso recebe um downgrade nas especificações. Sua tela de 6 polegadas tem resolução HD 720p. Seu processador é o Snapdragon 400 dual-core. Há apenas 1 GB de RAM, e 8 GB de armazenamento interno (expansível via microSD). E a câmera traseira tem apenas 5 megapixels (mas ainda grava vídeo 1080p a 30fps). A bateria é a mesma, porém não há carregamento Qi sem fio integrado.

São 9,8 mm de espessura e 220 g. Ele virá nas cores laranja, amarelo, preto e branco, e só estará disponível no início de 2014 em alguns mercados asiáticos. Ele custará cerca de US$ 340.

Os dois aparelhos já vêm com o Windows Phone 8 Update 3, que dá suporte a resoluções Full-HD. A Microsoft anunciou a atualização bem a tempo para o anúncio de hoje. A Nokia diz que este update chegará aos smartphones atuais “no início de 2014”, com algo a mais: boa parte dos recursos de câmera disponíveis no Lumia 1520 e 1320 estarão disponíveis para outros Lumias com a atualização “Lumia Black”. Ela também chegará no ano que vem.

O Gizmodo Brasil está no Nokia World, e teremos mais informações e hands-on dos aparelhos em breve.

lumia 1520 acessorios