A Microsoft avisou que, em aparelhos com 256MB de RAM, o Windows Phone teria algumas limitações. Só não avisaram que estas limitações incluem não instalar o Angry Birds e o Tango, app de videochamadas. Nem mesmo o Skype, que pertence à Microsoft, pode ser instalado.

Certos apps se recusam a se instalar no Lumia 610: o Marketplace exibe a mensagem “Este aplicativo requer um telefone com mais RAM que o Nokia LUMIA 610″. É esta mensagem que aparece na página do Angry Birds, PES 2012, Tango e Skype.

Na verdade, o Lumia 610 roda Skype – como já mostrou o WPCentral – mas apenas se for instalado fora do Marketplace, o que é possível em aparelhos de desenvolvedor. Isso significa que ele apenas será melhor adaptado para o Lumia 610 no futuro? Talvez não. A Nokia disse, em pronunciamento oficial, que:

…apesar de a versão do Skype para Windows Phone funcionar no Nokia Lumia 610, depois de profundos testes, nós descobrimos que a experiência de usuário não está no nível esperado pela Nokia e Skype, e decidimos não recomendar usuários a usarem o Skype no Nokia Lumia 610. No futuro, usuários do Nokia Lumia 610 não poderão mais baixar a versão do Skype para Windows Phone a partir do Windows Phone Marketplace.

O mesmo pode acontecer para os outros apps, mesmo se forem atualizados. A Microsoft disse em março que aparelhos com Windows Phone Tango e 256MB de RAM têm as seguintes limitações: não rodam apps “com processamento intensivo” (tipo Angry Birds?), não possuem a troca rápida de apps – há o menu de multitarefa, mas os apps são em geral fechados e recarregados – não possuem alguns codecs de vídeos HD, nem o upload automático de fotos para o SkyDrive, entre outros.

A Microsoft espera que apenas 5% dos apps no Marketplace, que já tem mais de 90.000 apps, não rodarão em aparelhos como o Lumia 610. Só espero que não sejam os 5% mais interessantes. [WMPowerUser via The Verge; imagem por WPCentral]

Atualização (15h35): A Rovio avisou que está otimizando Angry Birds para o Lumia 610 e outros dispositivos Windows Phone modestos. Não há previsão de quando a versão compatível estará pronta, mas os trabalhos estão em andamento — palavra de Heidi Lemmetyinen, editor-chefe do Nokia Conversations, blog oficial da Nokia. (valeu, Luiz Alberto Franco!)

Atualização (16h48): o Pocket-Lint testou o Lumia 610 e diz que, dos vinte jogos mais populares no Marketplace, oito não podem ser instalados no Lumia 610.