A Microsoft anunciou uma nova atualização para o Windows Phone, chamada de Update 3. A Nokia vai expandir esse pacote de novidades com o Lumia Black. A principal delas: suporte a fotos RAW embutido no sistema.

Ao contrário do JPEG, ele preserva todas as informações de cada pixel da imagem. Isto faz os arquivos ocuparem um espaço maior; por outro lado, oferece mais flexibilidade ao editá-los. Ou seja, você pode processar e alterar as fotos depois de tirá-las, e ainda guardar imagens em qualidade maior. Saiba mais aqui sobre fotografia RAW.

Tanto o Lumia 1020 como o 1520 serão abençoados com essa atualização, e serão os primeiros smartphones com suporte a RAW. Vale notar que o iOS requer apps de terceiros para suporte apenas próximo ao RAW; enquanto o Android possui API para isso, mas ela ainda não foi implementada em nenhum aparelho.

E este não é o único ajuste para a câmera: na atualização Black, os apps Pro Camera e Smart Cam serão integrados em um só. Eles permitem tirar dez fotos de 5MP na sequência para combiná-las ou escolher a melhor; além de maior controle manual de exposição, ISO e foco.

Não só: com a função Refocus, é possível ajustar o foco das fotos depois de tirá-las. Como você pode ver na foto acima, o Facebook tem suporte a isto: ou seja, seus amigos poderão clicar para focar no primeiro plano ou no fundo – é bem semelhante ao plug-in da Lytro no Facebook.

Ainda temos o Nokia Beamer, que projeta a tela do celular em qualquer tela com HTML5; e o app Storyteller, que integra fotos à localização obtida pelo serviço Nokia Here para organizar fotos e vídeos em um mapa, de forma automática. Eles estão disponíveis inicialmente no Lumia 1520 e 1320.

E disponível apenas no tablet Lumia 2520, temos o app Video Director, que fornece uma forma melhor de editar e compartilhar vídeos.

Outros novos recursos da atualização Black vêm do Update 3: modo carro que desliga notificações enquanto você estiver dirigindo; personalizar ringtones para cada contato; bloquear a rotação da tela; e fechar apps tocando no botão X. Também será possível adicionar novas notificações na tela de bloqueio (como o número de passos que o usuário andou no dia).

O Lumia Black será lançado para todos os dispositivos da Nokia com Windows Phone 8, incluindo o 520, 620, 625, 720, 820, 920, 925, 1020 e outros. Ele chega no início de 2014.