Se você tem um aparelho da Nokia, você tem acesso ao app Nokia Maps. E se você tem um aparelho com iOS ou Android, você tem acesso ao webapp Nokia Maps. Ele é gratuito, incrivelmente rápido para um webapp, e fornece até mesmo navegação curva-a-curva por voz. Mas, por ser um webapp, tem suas limitações.

O Nokia Maps pode ser acessado em m.maps.nokia.com no iPhone, iPad e Android 2.3 ou superior (ele funciona no Google Chrome para desktop também!). O webapp funcionava nas plataformas da concorrência há quase um ano, mas só agora ganha suporte oficial. Como em todo app de mapas que se preze, você tem navegação por carro, transporte público (em algumas cidades) e a pé, além de exibir modo satélite, linhas de transporte e trânsito em tempo real.

E ele tem um detalhe interessante: em rotas a pé, você pode receber instruções de navegação por voz. Digite sua origem e destino, obtenha a rota e você verá um aviso perguntando se quer usar instruções por áudio. Ele vai baixar um arquivo de 2MB na primeira vez, e começar a falar em sotaque britânico.

Ah sim, as limitações. O webapp Nokia Maps está disponível apenas em inglês, a resolução dos mapas e a busca não se comparam a apps como o Google Maps, e webapps são limitados em termos de multitarefa – ele pode sair da memória caso você use outros apps, por exemplo. O Nokia Maps requer que você o autorize a acessar sua localização, mas o iOS exige sua autorização toda vez que entrar no webapp – não há como fazer isso uma só vez.

O Nokia Maps parece tão competente quanto o webapp do Google Maps, também para iOS e Android, e atualizado pela última vez há quase um ano. Adam Fraser, da Nokia, diz que “não há mais necessidade de ficar preso a outros serviços de mapas”. Mas por enquanto, não há muitos motivos – além da navegação por voz a pé, quem sabe – que lhe façam sair do Google Maps nativo. [Nokia Conversations via TechCrunch]