Às vezes tudo o que queremos é dar play em um botão vermelho mágico para ouvir alguma música que gostamos. Esse abordagem de um toque nunca foi tão simples como no reformulado app Nokia Music para Windows Phone, o MixRadio. Você abre e ele começa a tocar uma estação de rádio criada a partir do seu gosto musical e de dados fornecidos por você sobre o que gosta de ouvir.

O Nokia Music é um dos muitos benefícios que acompanham a compra de um Lumia. Se você tem um smartphone da Nokia, você tem esse serviço, que é basicamente um app de streaming de rádio que também funciona como um hub para músicas colocadas no seu smartphone. Você pode ouvir suas músicas ou gerar “mixes” baseados em artistas que você gosta.

A adição mais intrigante a ele é um grande botão quadrado “Play” que aparece assim que você abre o app. Abra, toque o botão e ele vai abrir uma playlist automática criada com base no seu “Perfil Musical”. No passado eu disse ao Nokia Music muito do meu gosto musical, e agora, quando eu toco o play, não preciso entrar em artista específico, não preciso escolher o meu humor. Não preciso escolher nada. Não é uma estação criada por mim no passado, e sim uma nova gerada naquele momento baseado em tudo o que a Nokia sabe sobre mim.

1

Apesar da Nokia usar um ingrediente secreto além dos dados sobre você, a tecnologia por trás disso aqui é uma implementação do sistema de perfis de gosto musical da The Echo Nest que também está no Rdio há alguns meses (porém não no Brasil). No Rdio, ele é chamado de “Me.fm”, mas no MixRadio recebeu o nome de “o que eu gosto”, mas o produto final é bem parecido.

Só que o Rdio não conseguiu uma interface tão simples como a Nokia. Da sua tela inicial, você precisa dar dois cliques para começar a ouvir música. O vice-presidente de entretenimento da Nokia atribui a isso o fato da Nokia ser “geneticamente mobile”. A empresa desenvolveu o produto pensando em smartphones, sendo que outros serviços nasceram em desktops e só depois migraram para dispositivos portáteis. Quando você está a caminho de algum lugar, você tem sua atenção limitada e não pode perder muito tempo olhando para seu smartphone, e é por isso que tantos apps mobile tentam ser o mais simples possível. O MixRadio foi feito para situações em que você não quer nem parar para olhar para a tela do seu aparelho.

2

O grande botão rosa que toca música automaticamente com perfeição ainda não existe, mas os executivos da Nokia Music apresentaram um caso convincente de que o DNA mobile pode dar vantagem em relação a concorrentes. Agora, o produto pode não ser tão animador para um usuário casual do Pandora, por exemplo. Assim que você abre o Pandora, ele começa a tocar. Atualmente, os perfis da Nokia são criados a partir da classificação que você dá a diferentes canções. Mas não precisa ser só isso. O importante é o seu smartphone – que é basicamente um enorme sensor que dá à Nokia dados contextuais para entender melhor quem você é.

O Nokia Music já está coletando e estudando dados anônimos para produtos futuros. Além de “Mario gosta de The Smiths mas não de The Fall”, os algoritmos um dia vão saber que, na academia, você gosta de ouvir metal – ou alguma coisa nervosa.

O Nokia MixRadio já está disponível na Windows Phone Store – e ele funciona no Brasil.