Bem, isto é meio embaraçoso. Ontem vimos um hands-on do Nokia N8, e esperávamos que ele recebesse várias melhorias antes de chegar ao mercado. Hoje, a Nokia anunciou o N8 para o mundo. Como previam os vazamentos, ele tem câmera de 12 megapixels com flash Xenon e roda Symbian^3.

Este é o primeiro smartphone da Nokia com Symbian^3. Pelas fotos que vimos, ele parecia bastante especial, mas o hands-on da Mobile-Review deu um "não gostei" para ele. Como dissemos ontem, pode ser porque ele era um protótipo inicial — em qualquer caso, o tempo dirá.

Às especificações! O N8, assim como vários celulares da Nokia, é abençoado com uma câmera com lentes Carl Zeiss e flash Xenon. Ela filma em alta definição, a 720p, e graças à saída HDMI, ele toca vídeos em HDTVs. Ele também conta com rádio FM e um serviço de WebTV, para você assitir a conteúdo da Paramount e National Geographic direto no celular. E, assim como todo smartphone da Nokia, ele também virá com Ovi Maps de graça.

A tela OLED de 3,5 polegadas tem resolução 640×360 e é sensível a toque e capacitiva (como o iPhone), e o N8 vem com 16GB de armazenamento, expansível a até 48GB com cartões microSD. O aparelho não tem teclado e, segundo o Zumo, a bateria do N8 não é removível, assim como no iPhone.

O Symbian^3 não impressionou o Mobile-Review, mas tem várias novidades, como suporte a controle por gestos e multitoque: agora é possível, por exemplo, pinçar uma imagem para ampliá-la. A tela inicial agora tem três páginas que você pode preencher com widgets — e, por padrão, o N8 vem com widgets de redes sociais como Facebook e Twitter. A Nokia também promete melhor multitarefa com um novo gerenciador de memória.

Segundo a Nokia, o N8 será lançado na Europa no terceiro trimestre a €370 (R$860), e "estará disponível nos principais mercados no segundo semestre". [Nokia Conversations]

Nokia N8 – especificações completas