Um celular da Nokia com câmera de 12 megapixels vem aparecendo em documentos, fotos e patentes vazadas, mas finalmente o site russo Mobile-Review nos deixou orgulhosos e obteve fotos de hands-on. Além de vir com câmera de 12MP, ele é o primeiro celular com Symbian^3.

O site Mobile-Review, depois de uma tradução do russo para o inglês, nota que o Nokia N8 tira fotos decentes, "um pouco melhor que o Sony Ericsson Satio", mas não há funções revolucionárias aí. Ele grava vídeo em 720p, e ele é "bastante rápido", mas só se você não o tiver entupido de músicas, vídeos e fotos. Claro, o N8 ainda deve estar em fase de protótipo, então coisas como o multitoque (que, aparentemente, é uma experiência semelhante ao X6) podem melhorar ou mudar.

O Nokia N8 também tem saída HDMI para vídeo em alta definição, mas essa é a única mudança de hardware que vale mencionar. Por dentro, o sistema operacional Symbian^3 recebe um "não gostei", e é "exatamente a mesma coisa de antes… com pouca mudança de funcionalidade" — mas, como eu disse, tudo pode mudar até que o N8 caia sob as cruéis luzes das lojas. [Mobile-Review via Twitter]