Talvez você não conheça Marko Ahtisaari, chefe de design da Nokia, mas com certeza conhece seu trabalho. Ele é o responsável pela interface swipe do MeeGo presente no N9, e também pelo design em policarbonato do aparelho – usado também no Lumia 800 e 900. Agora ele é o responsável por criar o próximo tablet da Nokia, e considerando o histórico de Ahtisaari, estou ansioso por ele.

Em entrevista à revista finlandesa Kauppalehti Optio, o chefe de design diz que “está investindo um terço de seu tempo na criação de um tablet”. E o CEO da Nokia, Stephen Elop, já disse que a Nokia se interessa em tablets, mas quer criar uma abordagem diferente dos rivais – principalmente do líder de mercado, o iPad.

Este não seria o primeiro tablet da Nokia: lembra dos antigos “internet tablets” com Maemo? Desta vez, no entanto, o aparelho deve rodar Windows 8, como já deixou escapar o gerente-geral da divisão francesa da Nokia – e o Windows 8 é ótimo em tablets. Ele também disse que o tablet chegaria em junho de 2012, o que não deve rolar – o Windows 8 deve ser lançado apenas em setembro – mas quem sabe ele tenha um design parecido ao acima, que a Nokia patenteou em 2010. [Reuters/Terra Tecnologia]