Neste vídeo a Nokia mostra imagens de neve (no hemisfério norte é inverno) fotografadas com “puro detalhe, pura profundidade e pura definição”, e avisa: “Prepare-se para capturar uma visão pura”. Rumores circulando por aí dizem que a Nokia vai anunciar um Symbian ou Windows Phone semana que vem. Será que ele tem câmera melhor que os 12 megapixels do Nokia N8?

O vídeo promete novidades para o dia 27 de fevereiro, quando começa a Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha. E a Forbes diz que, segundo fonte anônima, a Nokia vai anunciar “pelo menos um novo celular high-end na próxima Mobile World Congress”.

A fonte não diz se o smartphone roda Windows Phone ou Symbian, mas rumores apontam para o Nokia 801, praticamente um Lumia 800 com Symbian Nokia Belle e câmera de 12MP com autofoco, flash LED duplo e capaz de filmar em Full-HD. Outro rumor dizia que a Nokia iria lançar um Lumia 910, versão europeia do já anunciado Lumia 900 porém com câmera de 12MP – mas a Nokia desmentiu.

Um Symbian em hardware do Windows Phone não é novidade: o Nokia 603 é basicamente o Lumia 710 com Symbian. Mas seria uma pena ver mais outro Symbian – em vez de um Windows Phone – com ótima câmera. A Nokia já não decidiu que deixaria o Symbian em segundo plano? Então por que investir na plataforma com uma câmera potente?

O Nokia N8 foi anunciado há quase dois anos, e a Nokia ainda não lançou nenhum outro aparelho com uma câmera de 12MP. Será que chegou a hora? Ou eles vão trazer uma câmera ainda melhor? Semana que vem saberemos. [Nokia e Forbes via Phone Arena via Engadget]