_Espaço

Nova câmera permite que astrônomos tirem as fotos mais nítidas do universo

Uma equipe internacional de astrônomos agora vai poder usar um novo tipo de câmera para capturar fotos do espaço até duas vezes mais nítidas do que as conseguidas com o telescópio Hubble. A tecnologia vem sendo trabalhada há 20 anos, e quando você olhar para as imagens vai entender que a espera valeu a pena. […]

Uma equipe internacional de astrônomos agora vai poder usar um novo tipo de câmera para capturar fotos do espaço até duas vezes mais nítidas do que as conseguidas com o telescópio Hubble. A tecnologia vem sendo trabalhada há 20 anos, e quando você olhar para as imagens vai entender que a espera valeu a pena.

A principal inovação na nova câmera espacial é um espelho de vidro curvado ultrafino que flutua em um campo magnético acima do espelho principal do telescópio. Ele neutraliza o efeito de desfoque criado pela turbulência atmosférica ao alterar a forma em 585 pontos diferentes em até 1000 vezes por segundo. Os resultados são impressionantes, para dizer o mínimo.

“É bem animador ver esta nova câmera tornar o céu noturno nítido como jamais foi possível”, explicou o cientista líder do projeto, Laird Close. “Nós podemos, pela primeira vez, fazer imagens de longa exposição que mostra um objeto a apenas 0,02 segundos de arco – o equivalente a uma moeda de dez centavos vista a centenas de quilômetros de distância. nesta resolução, você pode ver um campo de baseball na Lua.”

A nova câmera está sendo implantada no telescópio de Magalhães no deserto de Atacama no Chile. A primeira grande vitória da nova tecnologia veio na forma das fotografias do sistema estelar binário Theta-1 Ori C. As duas estrelas são tão próximas – mais ou menos a distância entre a Terra e Urano – que as câmeras anteriores não conseguiam capturar o espaço que as separa. Mas esta nova câmera conseguiu, e os astrônomos conseguiram ver tudo com clareza:

Mas são apenas detalhes. Esta nova câmera é realmente surpreendente quando tira fotos enormes. [University of Arizona via National Geographic]

Sair da versão mobile