O grande pioneiro aqui é o Mystery Guitar Man, pseudônimo do paulistano Joe Penna, que hoje mora em Los Angeles e serve, toda semana, ilusões musicais inteligentes e dinâmicas, que confundem os limites entre filmagem com esperteza e truques de pós-produção. Este é um dos últimos vídeos dele, o qual ele diz ter gravado em uma só tomada, como o filme Festim Diabólico de Alfred Hitchcock. Coisa fina! Os outros vídeos dele também são impressionantes. Esse cara com certeza é um mestre da mágica no YouTube.

Se o Mystery Guitar Man é o verdadeiro rockstar quando se trata de ilusões no YouTube, então o BrussPup é o astro indie. Ele é conhecido por suas ilusões anamórficas feitas com fita adesiva, nas quais paredes com desenhos feitos de fita colorida de repente viram uma imagem – um sinal de paz, um joystick da Nintendo, um carro DeLorean do filme De Volta Para o Futuro – quando visto de uma certa perspectiva. Mas não ache que o BrussPup é um avesso à tecnologia só porque ele usa fita adesiva: como o vídeo mostra, ele também faz truques high tech. A obra completa dele está no canal do YouTube dele.

Também há aqueles com um sucesso só, como o usuário do YouTube joejoeMan923, que já chegou aos três milhões de visualizações com a ilusão do buraco na mão. A técnica usada para se obter este efeito estranho foi debatido calorosamente nos comentários pelos últimos três anos, apesar de o joejoe já ter admitido, na descrição do vídeo, que é um truque com chromakey. Comentaristas do YouTube…

Enquanto as pessoas acima usaram o YouTube como uma plataforma para compartilhar suas ilusões com as massas, a Samsung entrou no YouTube para promover um novo produto, e abordou a ilusão de ótica com outra ênfase: velocidade. Neste vídeo popular, um ilusionista a serviço da Samsung mostra 10 ilusões em menos de dois minutos.

Também há outra categoria de vídeos que, em vez de ser usada para criar novas ilusões, usa a tecnologia para realçar truques antigos. Todo mundo já deve ter visto este truque de comapração de cores no papel, mas quando você vê em vídeo, é ainda mais fantástico (e dá ainda mais raiva).

A internet acelerou o ritmo da sátira ao ponto de ela chegar quase que instantaneamente. Mas às vezes os comediantes do século XXI precisam ir até o passado para causar o riso, que nem o CollegeHumor fez neste vídeo. Todo mundo conhece o truque da mulher velha/mulher jovem, mas ninguém sabia que ele funcionava em três dimensões. Até agora.

Claro, à medida que as ilusões no YouTube ficaram mais populares, alguns sacanas aproveitaram a oprtunidade para assustar o povo inocente e incauto da internet. A ilusão falsa com um rosto medonho e um barulho alto no fim ficou tão comum que muitos vídeos hoje incluem, na descrição, a garantia "não tem susto no fim!!!!!!". Mas às vezes tem.

Assim como o YouTube renovou o interesse em gatos e erros de gravação, o site renovou o interesse em ilusões de ótica velhas e novas. Espero que, quando chegue a hora de escolher a Ilusão do Ano 2011, os responsáveis pelo menos levem o BrussPup em consideração. Se ele já não tiver posto fogo na casa até lá.